8
2025
MUNDO – VATICANO: Cardeal americano Robert Francis Prevost, o LEÃO XIV, é o novo Papa.
A Igreja Católica tem um novo líder. O cardeal Robert Francis Prevost foi escolhido nesta quinta-feira (8) como o novo papa, sucedendo o pontificado de Francisco.
O norte-americano escolheu o nome Leão XIV para representar seu papado.
O anúncio foi feito da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, com a tradicional declaração em latim: “Habemus Papam.“
O nome do novo pontífice foi definido no segundo dia de conclave, após quatro votações realizadas entre quarta e quinta-feira, dentro da Capela Sistina.
Ao todo, 133 cardeais com menos de 80 anos participaram da escolha, sendo necessário o mínimo de 89 votos — equivalente a dois terços do colégio eleitoral — para eleger o novo papa.
Quem é Robert Francis Prevost, o Papa Leão XIV?
Nascido nos Estados Unidos, Robert Francis Prevost ficou conhecido como o “pastor de duas pátrias” por sua trajetória marcada pela missão religiosa no Peru, onde atuou durante os anos 1980.
Sua experiência no país sul-americano lhe proporcionou fluência em espanhol e um profundo vínculo com a realidade da Igreja na América Latina, o que o tornou uma figura vista como representante das Américas dentro do Vaticano.
Com esse histórico de atuação em diferentes culturas, Prevost traz ao papado uma perspectiva global e pastoral, aliando formação norte-americana e vivência missionária latino-americana, traços que podem influenciar o tom e as prioridades de seu pontificado.
Fonte: JC-PE.