fev
26
2025
MUNDO – Justiça dos EUA derrota Trump em ação contra Alexandre de Moraes.
A Justiça dos Estados Unidos rejeitou um pedido da Rumble e da Trump Media, empresa ligada ao presidente Donald Trump, para impedir que decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tivessem efeito na plataforma de vídeos. As informações são do jornal Estadão e da GloboNews.
As empresas alegavam que as ordens de Moraes violavam a soberania dos EUA e pediam que fossem barradas em território americano.
A decisão da juíza Mary Scriven negou a liminar destacando que as ordens de Moraes não estão sendo aplicadas nos Estados Unidos no momento e por não ter registro de que o governo brasileiro tenha tentado forçar o cumprimento dessas decisões nos EUA.
O processo das empresas não seguiu protocolos formais exigidos para esse tipo de ação internacional, como a notificação correta das decisões conforme tratados jurídicos entre Brasil e EUA, segundo a decisão.
ENTENDA A QUESTÃO
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira (21/2) de forma “imediata, completa e integral” a plataforma de vídeos Rumble no Brasil. O bloqueio ocorreu por falta de representação legal no país e descumprimento de ordem judicial. O ministro havia determinado a suspensão do perfil do blogueiro Allan dos Santos e o fim da monetização de seu canal na rede, o que não foi cumprido. A suspensão vale até que a empresa cumpra as decisões do STF e pague as multas impostas.
De acordo com Moraes, ao não se submeter às ordens judiciais brasileiras, a plataforma tenta criar um ambiente de impunidade e de “terra sem lei”, nas redes sociais no Brasil. Assim, na avaliação do ministro, a Rumble está sendo instrumentalizada para atuação de grupos extremistas e milícias digitais nas redes sociais, “com massiva divulgação de discursos nazistas, racistas, fascistas, de ódio e antidemocráticos”. Leia a íntegra da decisão no âmbito da Pet 9935.
Leia mais detalhes no site do InfoMoney.
Foto: Adriano Machado/Reuters
Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.