maio
11
2024

CEARÁ – CORRUPÇÃO!! Após anos de atraso, obra do Acquario Oceânico é abandonada e terreno é cedido à UFC

A Universidade Federal do Ceará (UFC) é a nova proprietária do prédio onde seria construído o Acquario Oceânico do Ceará. A informação foi publicada, nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado. O terreno que receberá o campus Iracema da UFC localiza-se na Rua dos Tabajaras, na Praia de Iracema.

Instituição de ensino afirmou que o prédio abrigará o Instituto de Ciências do Mar (Labomar), e a expectativa de funcionamento da nova sede será no primeiro semestre de 2026.

No local, seria construído um empreendimento voltado para o turismo e pesquisa científica, com milhares de peixes e espécies marinhas. A promessa é que o Acquario estaria pronto em 2011, mas, depois de mais de uma década, a obra nunca passou de uma carcaça.

“Na frente do Acquario, como é um mar protegido por dois espigões, a gente também está pensando em fazer um museu subaquático dentro do mar. Fazer instalações subaquáticas para as pessoas mergulharem com óculos especiais e visitarem as instalações”, comentou na época Custódio.

Segundo a universidade, foi verificado que a estrutura do antigo Acquario Ceará poderá ser totalmente aproveitada para o campus, não sendo necessária demolição, apenas adaptações de projeto.

Atualmente, o Labomar abriga as graduações de Oceanografia e Ciências Ambientais, bem como o Programa de Pós-Graduação em Ciências Marinhas Tropicais. Com a mudança para o Acquario, a UFC prevê que o novo espaço permita a criação de pelo menos duas novas graduações: Turismo Ecológico e Meteorologia.

Conforme anúncio do governo e da UFC, o novo projeto para o Acquario prevê espaços para exposição do acervo científico da universidade e salas de realidade expandida para visitantes.

O Acquario do Ceará, cujo projeto foi anunciado em 2009 como o terceiro maior aquário do mundo e o maior da América Latina, é hoje apenas um esqueleto de concreto à beira da praia.

As obras, que estavam previstas para serem concluídas em 2011, só começaram oficialmente em 2012. A construção foi paralisada diversas vezes ao longo dos anos em uma série de disputas judiciais, e parou de vez em 2017, tendo custado pelo menos R$ 112 milhões aos cofres públicos.

Desde então, o governo do Ceará vinha buscando parceiros na iniciativa privada interessados em concluir as obras e administrar o complexo. Em 2018, o governo chegou a anunciar uma parceria com a empresa M. Dias Branco para concluir o Acquario, mas o grupo empresarial abandonou a ideia em 2019.

A partir de agora, com a assinatura do protocolo de intenção de doação do Acquario para a UFC, a SPU e o governo vão iniciar os trâmites para entregar o esqueleto de concreto para a universidade. O processo ainda vai passar por várias etapas antes de ser concluído.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

maio 2024
S T Q Q S S D
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031