9
2024
CEARÁ – Criança que teve órgão genital decepado pelo padrasto deve passar anos em tratamento
O garoto de 5 anos que teve o órgão genital decepado pelo padrasto no município de Canindé, no interior do Ceará, deve passar por novas cirurgias nos próximos anos para buscar reconstituir o membro. A mãe e o padrasto do menino são investigados pelo caso.
A mutilação sofrida pelo garoto foi descoberta no dia 6 de dezembro, após ele dar entrada no Hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, com o órgão genital dilacerado e parte do membro em um isopor.
O garoto teve o órgão genital reimplantado no mesmo dia em que deu entrada no hospital e ficou internado na unidade em recuperação por cerca de duas semanas. Durante o tratamento, ele também realizou exames de prevenção e tomou antivirais para infecções sexualmente transmissíveis (IST).
O suspeito do crime, de 26 anos, padrasto do menino, foi preso em flagrante e indiciado por lesão corporal grave. Ele teve a prisão convertida em preventiva. Já a mãe do menino, de 27 anos, foi autuada por omissão, mas está em liberdade. Ambos não podem manter qualquer contato com a criança.
O g1 conversou com familiares e pessoas que estão ajudando no tratamento do menino. Conforme testemunhas, nas primeiras semanas após a cirurgia a criança precisou, inclusive, utilizar uma sonda para urinar, mas já teve a função restabelecida.
Agora, o menino deve passar uma nova cirurgia para a reconstrução estética de parte do órgão genital, uma vez que a pele do entorno ficou completamente dilacerada.
Pela avaliação médica, a nova cirurgia de reconstrução só deve ocorrer após o mês de junho, quando se espera que a cicatrização da cirurgia esteja completa.
A intervenção cirúrgica, porém, não deve ser a única. Segundo os primeiros prognósticos recebidos, o menino pode precisar de outras cirurgias nos próximos anos para corrigir problemas como no canal urinário, entre outros.
Fonte: G1.CE