2
2023
CEARÁ – POLÍTICA: No Ceará, Lula diz que Bolsonaro não voltará e manda recado ao Banco Central
Em agenda no Ceará nesta sexta-feira (1º), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma menção ao ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmando que ele “não voltará”. A declaração ocorreu no momento em que o chefe do Executivo falava sobre os planos que ainda tem para o Governo.
“Para quem está no governo, o mandato passa muito rápido, mas para a oposição demora muito. […] O Bolsonaro deve estar coçando as unhas e mordendo porque vai demorar para ele, e ele certamente não voltará”, disse Lula.
No fim de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível por oito anos. A decisão se baseia na constatação de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação estatais por parte do ex-mandatário.
Recado ao Banco Central
No início de seu discurso, Lula fez críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e defendeu que “dinheiro precisa circular na mão de muita gente, se ficar parado é concentração de riqueza”. Além disso, o presidente voltou a pedir a redução na taxa de juros.
“Os bancos jogam nas costas dos bons pagadores as dívidas dos bons caloteiros. Não podemos ter medo de emprestar dinheiro para pobre se tivermos um compromisso de ajudar a desenvolver”, complementou.
Lula chamou Campos Neto de “cidadão do Branco Central”. O petista reforçou que ele precisa saber que “é presidente do Banco Central do Brasil, não de outro país”.
Fonte: Portal GCMAIS.