jun
13
2023

MUNDO – Ex- presidente Trump tinha planos de invadir a Venezuela e tomar ‘todo petróleo’ do país

O ex-presidente americano Donald Trump disse que, em seu governo, os Estados Unidos tinham um plano pra sabotar a Venezuela. Segundo o ex-mandatário, a trama seria “tomar o controle do país e pegar todo o seu petróleo”, tomando assim o controle do país presidido pelo ditador Nicolás Maduro. A afirmação foi feita em um evento do Partido Republicano, no estado da Carolina do Norte, nesse sábado (10). Trump está na disputa pra ser o candidato dos Republicanos à Casa Branca, ano que vem.

O ex-presidente americano criticou a forma como o atual presidente, Joe Biden, conduz a política internacional com a Venezuela. Na gestão Biden, os Estados Unidos voltaram a comprar petróleo venezuelano. Trump disse, ainda, que, com a situação difícil, a Venezuela seria facilmente tomada.

“E quanto a estarmos comprando petróleo da Venezuela? Quando eu saí, a Venezuela estava prestes a colapsar, nós teríamos tomado o país e pegaríamos todo aquele petróleo, teria sido ótimo”, disse Trump.

Ele ainda criticou o petróleo produzido pelo país latino-americano. O magnata foi taxativo ao dizer que o produto é de má qualidade e exige muito trabalho para o refino.

“Mas agora estamos comprando petróleo da Venezuela, então estamos enriquecendo um ditador. Vocês acreditam? Ninguém consegue acreditar nisso. E o petróleo deles é um lixo, é horrível, é o pior que se pode conseguir, é como alcatrão. E para refinar, você precisa de refinarias especiais”.

Derrota de Trump

Donald Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em 2016, mas foi derrotado na eleição seguinte, em 2020, por Joe Biden, do Partido Democrata, quando tentava se reeleger. Não é comum presidentes no cargo não serem reeleitos. No Brasil aconteceu a mesma coisa, quando, em 2022, Jair Bolsonaro foi derrotado por Lula.
Após a derrota, Trump já dava sinais de que gostaria de ser o candidato do Partido Republicano em 2024, o que tem ganhado força. O evento desse sábado foi mais uma prova de que ele está em campanha para ser o candidato do partido.

Regime de Maduro

A Venezuela é governada pelo ditador Nicolás Maduro desde 2012, quando ele assumiu interinamente, por causa da doença de seu antecessor, Hugo Chávez. Maduro era o vice de Chávez. Desde então, ele governa o país sob fortes críticas internacionais.

A última veio por parte da Organização das Nações Unidas (ONU). Em março, O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas recebeu um relatório da Missão de Apuração dos Fatos sobre a Venezuela.

Segundo o grupo, “o governo do país segue perseguindo e atacando quem critica o regime e prendendo integrantes da sociedade civil por motivos políticos”. Ainda de acordo com a ONU, a crise político-econômica na Venezuela se agravou nos últimos anos. Desde então, “as prisões arbitrárias e detenções sob pretexto político se tornaram uma preocupação”. De acordo com organizações de direitos humanos, pelo menos 282 pessoas continuam detidas tanto civis como militares.

Maduro no Brasil

No fim de maio, após 8 anos, Nicolás Maduro veio o Brasil e encontrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Maduro estava proibido de entrar no país por decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após o convite de Lula, ele foi recebido no Palácio do Planalto.

Na visita ao país, ele participou de cúpula de presidentes sul-americanos em Brasília. Foi a primeira vez que Maduro vem ao Brasil desde julho de 2015, quando participou de uma cúpula do Mercosul realizada em Brasília, durante o governo Dilma Rousseff. O encontro simbolizou a retomada das relações entre os dois países, que haviam sido suspensas durante o governo Jair Bolsonaro

Críticas

O presidente venezuelano recebeu honras de chefe de Estado do cerimonial do governo brasileiro. Ele subiu a rampa do Palácio do Planalto, participou de uma reunião bilateral com Lula e foi em seguida recebido para um almoço no Itamaraty. A recepção gerou críticas de parlamentares que não concordaram com a forma como o ditador foi recepcionado, visto que seu governo é alvo de denúncias de violações de direitos humanos e censura da imprensa.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, fornada pela maioria bolsonaristas,  aprovou uma Moção de Repúdio à visita oficial ao Brasil do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, no dia 29 de maio.

OPINIÃO – DO SOBRAL AGORA

Está explicado, porque os Bolsonaristas extremistas, parlamentares ligados a Direita, têm raiva do governo da Venezuela. Eles queriam dar um GOLPE lá, como queriam fazer no BRASIL. Trump e Bolsonaro tinham planos comuns, mas o povo foi mais esperto e cortou o mal pela raiz.

A questão é tomar as riquezas de países pobres da América Latina. Deus é mais… Xô !!!

A UNO que se preocupa tanto com o regime da Venezuela, é a mesma que deixa a Rússia governar do jeito que quer. Até agora não impediu a guerra travada e que mata milhões de pessoas na Rússia e Os conflitos acontecem no território ucraniano, invadido por centenas de milhares de soldados russos no início de 2022

NOTA 10 PARA O POVO.

(Via Portal GCMais)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos