jan
17
2023

CEARÁ – MP reforça fiscalização após aumento abusivo em postos de combustíveis no Ceará

Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) reforçou a fiscalização nos postos de combustíveis no município após detectar aumento abusivo de preços na região Cariri. Estabelecimentos já notificados devem justificar o aumento dos preços nos últimos meses.

Segundo o presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Macedo, os aumentos “às vésperas do período de transição do governo”, foram “evidentes”.

Ao todo 40 postos de combustíveis são fiscalizados. O valor cobrado pelo litro de gasolina na cidade varia entre R$ 5,33 e R$ 5,49, um dos mais altos do Ceará.

Segundo o coordenador do Decon Crato, promotor de Justiça Thiago Marques, a requisição é fruto de acompanhamento que o Decon realiza desde agosto do ano passado, quando abriu procedimento para fiscalizar a evolução dos preços praticados por esse segmento econômico.

“No Crato, percebemos um comportamento na alta nos preços sem justificativa. O que seria isso? Não houve nenhum repasse ou anúncio de repasse nas refinarias, não houve aumento tributário e de repente percebemos que o preço na bomba aumentou”, afirmou.

“O Decon abriu um procedimento e estamos fazendo um acompanhamento deste preço dos valores desde agosto de 2022. E agora expedimos requisições e recomendações a todos os postos para que eles justifiquem dos aumentos realizados durante esse período”, reforçou.

Após receberem as requisições, os postos de combustíveis terão prazo de dez dias para apresentarem as justificativas ao MPCE.

Thiago Marques afirmou também que o Decon vai estudar essas justificativas e caso seja observado irregularidades será aplicado multa e até interdição do estabelecimento.

“Vamos analisar essas justificativas e caso seja comprovado que não há razão para tal aumento no determinado período vamos analisar possíveis penalidades legais. Multa é uma penalidade básica. Se a gente perceber que além deste outras questões são desobedecidas, por exemplo, teste de qualidade, a vazão da bomba ou características de informação de publicidade, aquele estabelecimento pode receber além da multa ser interditado”.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

janeiro 2023
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031