ago
6
2022

CEARÁ – Terminado as convenções, veja como ficou definido as coligações para a disputa eleitoral no Ceará.

Após semanas de muitas articulações e reviravoltas, terminou na última sexta-feira, 5, o prazo da Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias de olho nas eleições deste ano. No Ceará, a disputa pelo Governo do Estado contou com o lançamento de seis chapas com candidatos a governador, três delas com coligações de diversos partidos.

Confira abaixo tanto quais são as coligações formadas para a disputa eleitoral no Estado quanto quem são os candidatos ao Governo do Ceará e à vaga aberta pelo fim do mandato de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado Federal.

Capitão Wagner (UB) – UB, PL, Republicanos, Podemos, Avante, PTB

Unindo seis partidos que juntos somam 189 deputados na Câmara Federal a chapa encabeçada pelo União Brasil indica o deputado Capitão Wagner (UB) para governador e tem como vice o ex-deputado Raimundo Gomes de Matos (PL). Para o Senado, a chapa apoiará a indicação de Kamila Cardoso (Avante), que terá os pastores Gelson Ferraz (Republicanos) e Paixão (PTB) como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

Formada inicialmente apenas pelo recém-criado União Brasil, chapa de Wagner conseguiu “amarrar” o apoio do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, após várias semanas de negociação. O candidato conseguiu atrair de última hora o Republicanos, sigla fortemente ligada à Igreja Universal no Ceará, mas acabou perdendo o Pros para o bloco do PT.

Elmano Freitas (PT) – PT, MDB, PP, Solidariedade, PSOL, PCdoB, PV, PROS, Rede, PRTB

Formada por dez partidos que somam juntos 185 deputados federais, a chapa articulada pelo ex-governador Camilo Santana (PT) indica o deputado estadual Elmano Freitas (PT) para governador, mas ainda deve apontar vice diante da desistência de Renata Almeida (MDB) para a vaga. Para o Senado, a chapa apoia Camilo Santana, com a deputada Augusta Brito (PT) e a ex-secretária Janaína Farias (PT) como 1ª e 2ª suplentes.

Chapa do PT acabou sendo uma das mais conturbadas da disputa, brigando (inclusive na Justiça) pelo apoio de diversos partidos ao longo do período das convenções. A sigla A sigla, por exemplo, conseguiu de última hora os apoios do PP, do Pros, da Rede e do Psol, este último após uma série de protestos internos. Já apoios do Progressistas e do Pros foram conquistados apenas após ações judiciais.

Roberto Cláudio – PDT, PSD, PSB, PSDB, PSC, Cidadania, Patriota, PMN, PMB, DC, Agir

Formada por onze partidos que juntos somam 131 deputados federais, a chapa encabeçada pelo PDT indica o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) para governador e o ex-deputado Domingos Filho (PSD) como vice. Para o Senado, o grupo apoiará Amarílio Macêdo (PSDB), que tem Dr. Cabeto (PSDB) e Regis Medeiros (Cidadania) como 1º e 2º suplentes.

A chapa também foi formada após uma série de reviravoltas, incluindo uma articulação do ex-senador Chiquinho Feitosa (PSDB) que tentou “puxar” o PSDB e o Cidadania para a neutralidade na disputa para o Governo do Ceará. A ação acabou provocando uma intervenção nacional do PSDB no Estado, que garantiu apoio a Roberto Cláudio.

Serley Leal – UP

Em chapa pura, o recém-criado Unidade Popular (UP) lançará candidatura do bancário Serley Leal para governador, com o líder indígena Francisco Bita Tapeba como candidato a vice.

Chico Malta – PCB

Nascido em Fortaleza, o advogado Chico Malta concorrerá ao governo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Considerado anistiado político – depois de ter sido preso na ditadura militar – Chico teve atuação em movimentos sindicais e participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Estado, onde atualmente é vice-presidente da entidade. Para vice, o partido indicou o militante histórico Nauri Araújo.

Zé Batista – PSTU

Natural de Iguatu (CE), Zé Batista é membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas há quase 30 anos e será candidato ao Governo pelo PSTU. No lançamento de sua pré-candidatura, ele expôs que o foco da campanha será a defesa dos interesses dos trabalhadores da construção civil, além dos demais trabalhadores – que segundo ele, estão passando pelo momento mais difícil da história do Brasil. Para a vice, o partido indicou o servidor público de Limoeiro do Norte e ambientalista Reginaldo Araújo.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos