ago
6
2022

CEARÁ Terminado as convenções, veja como ficou definido as coligações para a disputa eleitoral no Ceará.

Após semanas de muitas articulações e reviravoltas, terminou na última sexta-feira, 5, o prazo da Justiça Eleitoral para a realização de convenções partidárias de olho nas eleições deste ano. No Ceará, a disputa pelo Governo do Estado contou com o lançamento de seis chapas com candidatos a governador, três delas com coligações de diversos partidos.

Confira abaixo tanto quais são as coligações formadas para a disputa eleitoral no Estado quanto quem são os candidatos ao Governo do Ceará e à vaga aberta pelo fim do mandato de Tasso Jereissati (PSDB) no Senado Federal.

Capitão Wagner (UB) UB, PL, Republicanos, Podemos, Avante, PTB

Unindo seis partidos que juntos somam 189 deputados na Câmara Federal a chapa encabeçada pelo União Brasil indica o deputado Capitão Wagner (UB) para governador e tem como vice o ex-deputado Raimundo Gomes de Matos (PL). Para o Senado, a chapa apoiará a indicação de Kamila Cardoso (Avante), que terá os pastores Gelson Ferraz (Republicanos) e Paixão (PTB) como 1º e 2º suplentes, respectivamente.

Formada inicialmente apenas pelo recém-criado União Brasil, chapa de Wagner conseguiu “amarrar” o apoio do PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, após várias semanas de negociação. O candidato conseguiu atrair de última hora o Republicanos, sigla fortemente ligada à Igreja Universal no Ceará, mas acabou perdendo o Pros para o bloco do PT.

Elmano Freitas (PT) PT, MDB, PP, Solidariedade, PSOL, PCdoB, PV, PROS, Rede, PRTB

Formada por dez partidos que somam juntos 185 deputados federais, a chapa articulada pelo ex-governador Camilo Santana (PT) indica o deputado estadual Elmano Freitas (PT) para governador, mas ainda deve apontar vice diante da desistência de Renata Almeida (MDB) para a vaga. Para o Senado, a chapa apoia Camilo Santana, com a deputada Augusta Brito (PT) e a ex-secretária Janaína Farias (PT) como 1ª e 2ª suplentes.

Chapa do PT acabou sendo uma das mais conturbadas da disputa, brigando (inclusive na Justiça) pelo apoio de diversos partidos ao longo do período das convenções. A sigla A sigla, por exemplo, conseguiu de última hora os apoios do PP, do Pros, da Rede e do Psol, este último após uma série de protestos internos. Já apoios do Progressistas e do Pros foram conquistados apenas após ações judiciais.

Roberto Cláudio PDT, PSD, PSB, PSDB, PSC, Cidadania, Patriota, PMN, PMB, DC, Agir

Formada por onze partidos que juntos somam 131 deputados federais, a chapa encabeçada pelo PDT indica o ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT) para governador e o ex-deputado Domingos Filho (PSD) como vice. Para o Senado, o grupo apoiará Amarílio Macêdo (PSDB), que tem Dr. Cabeto (PSDB) e Regis Medeiros (Cidadania) como 1º e 2º suplentes.

A chapa também foi formada após uma série de reviravoltas, incluindo uma articulação do ex-senador Chiquinho Feitosa (PSDB) que tentou “puxar” o PSDB e o Cidadania para a neutralidade na disputa para o Governo do Ceará. A ação acabou provocando uma intervenção nacional do PSDB no Estado, que garantiu apoio a Roberto Cláudio.

Serley Leal UP

Em chapa pura, o recém-criado Unidade Popular (UP) lançará candidatura do bancário Serley Leal para governador, com o líder indígena Francisco Bita Tapeba como candidato a vice.

Chico Malta PCB

Nascido em Fortaleza, o advogado Chico Malta concorrerá ao governo pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Considerado anistiado político – depois de ter sido preso na ditadura militar – Chico teve atuação em movimentos sindicais e participou da criação da Casa da Amizade Brasil-Cuba no Estado, onde atualmente é vice-presidente da entidade. Para vice, o partido indicou o militante histórico Nauri Araújo.

Batista PSTU

Natural de Iguatu (CE), Zé Batista é membro da Executiva Estadual da CSP-Conlutas há quase 30 anos e será candidato ao Governo pelo PSTU. No lançamento de sua pré-candidatura, ele expôs que o foco da campanha será a defesa dos interesses dos trabalhadores da construção civil, além dos demais trabalhadores – que segundo ele, estão passando pelo momento mais difícil da história do Brasil. Para a vice, o partido indicou o servidor público de Limoeiro do Norte e ambientalista Reginaldo Araújo.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos