ago
3
2022

CEARÁ – PDT-CE impugna pesquisa eleitoral e quer que questionário coloque Cid como apoiador de RC

O diretório estadual do Partido Democrático do Trabalho do Ceará (PDT-CE) ajuizou pedido de impugnação de pesquisa eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), encomendada pela Real Time Big Data e Rede Record de Televisão. O pedido questiona especificamente uma das perguntas do questionário, por entender a parte autora ser “ilegítima e ilícita.”

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral – TSE, na data de 29/07/2022, sob o no CE-06152/2022, como “pesquisa eleitoral de intenção de votos ao Governo do Estado do Ceará”. A representação eleitoral foi ajuizada no último domingo, 31.

De acordo com a petição de impugnação, consta do questionário uma pergunta sobre a influência dos apoiadores políticos no pleito como critério determinante da intenção de voto para eleição de governador do Ceará. No caso, o partido alega que “a referida pesquisa, além de pretender a aferição de intenção de voto para as eleições ao cargo de Governador do Estado, contém questionamentos sobre a influência de determinados protagonistas políticos sobre o voto dos potenciais eleitores, no caso, o de Presidente da República, cargo em disputa nesta mesma eleição”.

Outro ponto destacado na ação judicial eleitoral refere-se aos questionamentos apresentados pela pesquisa encomendada, onde o PDT cearense sustenta que “se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura em intento de alinhamento subliminar entre candidatos”.

O pedido judicial cita o senador Cid Gomes ao frisar que “é mais expressiva liderança política dentro do Estado do Ceará, o que lhe credencia como um dos principais apoiadores no pleito de 2022 para o Governador do Estado do Ceará, mais especificamente ao candidato Roberto Cláudio, dado à parceria de ideias e por ser integrante do mesmo partido, o que indiscutivelmente modificaria o resultado de uma das perguntas do questionário da pesquisa eleitoral. No caso, o PDT avalia que a pergunta impugnada deve ter o nome de Cid Gomes como apoiador de RC.

Ao fim, o diretório do PDT-CE pede liminarmente a suspensão do questionário nº4 , e que  em caso de sua aplicação, que determine a empresa representada que se abstenha de divulgar os resultados da pesquisa registrada sob o nº CE-06152/2022, somente em relação ao quesito 04. A representação eleitoral foi ajuizada no último domingo, 31.

O movimento do PDT sugere que o partido quer evitar pesquisas que expõem a força da influência de candidaturas presidenciais no pleito local. Em todas as outras pesquisas já divulgadas, quando o nome de um candidato é colado ao apoio de Lula , a situação lhe é muito favorável. Em situação inversa é a influência dos outros presidenciáveis.

Veja o pedido de impugnação: Impugnação – Pesquisa Eleitoral – Real Big Data – Ceará

Veja o modelo da Pesquisa, que também não inclui a candidatura do Chico Malta(PCB) já posta na disputa eleitoral.

 

Por Focus.jor.br 

 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos