ago
5
2022

CEARÁ – Consolidação do voto: Roberto Cláudio é 2ª opção de voto para 24% dos eleitores

 

Pesquisa Ipespe contratada pelo O POVO mostra que 65% dos eleitores que já apontam intenção de voto para governador do Ceará declaram ter opção já consolidada e definitiva, enquanto 31% ainda admitem mudar.

Quem diz mais ter certeza da escolha é quem pretende votar no candidato de oposição Capitão Wagner (União Brasil), com 73% neste recorte. Elmano Freitas (PT) tem 63% e Roberto Cláudio (PDT), 61%.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-03845/2022 e CE-01693/2022. O levantamento foi a campo de 30 de julho a 2 de agosto de 2022. A quem respondeu que tinha candidato, o Ipespe perguntou: “e esse seu voto é definitivo ou pode mudar?

Dos 31% que admitem mudar o voto, 37% têm por enquanto como primeira escolha Elmano; 36%, Roberto Cláudio, e 26% Capitão Wagner. Não sabem ou não responderam formam 4%. A maior assertividade do voto reside no grupo de homens, com 74% que disseram que não vão mudar. Entre mulheres, 57% afirmam que irão manter a escolha, e 38% do eleitorado feminino considera trocá-la.

A pesquisa Ipespe também olhou para a consolidação do voto a partir da perspectiva geográfica, separando entrevistados entre dois grupos: Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e Interior. No entorno da Capital, 72% se dizem convictos; 27% podem mudar.

A RMF é definitiva para o futuro das candidaturas. Dos cinco maiores colégios eleitorais, três estão nela: Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Os outros dois são Juazeiro do Norte e Sobral.

Os três principais candidatos ao Palácio da Abolição já tiveram experiência de segundo turno na disputa à Prefeitura de Fortaleza: Elmano e RC se enfrentaram em 2012, com vitória do hoje pedetista. Em 2016, Roberto Cláudio bateu Wagner.

Segunda opção de voto

Outro tópico da pesquisa relacionado ao nível de convicção do voto é a segunda opção dos eleitores. Roberto Cláudio é potencialmente o maior receptor de votos dos eleitores que decidirem mudar de candidato.

Se não votarem em Elmano, 55% disseram que optam por RC. Se não votarem em Capitão Wagner, 39% afirmam que irão com o ex-prefeito.

Capitão Wagner é o segundo nesta parte da pesquisa, com 15%. Se não votarem em Roberto Cláudio, 35% dizem que escolhem o deputado federal. Se não votarem Elmano, 6% vão de Wagner.

Elmano Freitas, em terceiro com 8%, recebe 21% da preferência dos que desistirem de RC. Nenhum, nulo ou branco são 17% da segunda escolha dos entrevistados. Neste pergunta, 30% não sabem ou não responderam.

A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,5%.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos