ago
11
2022

CEARÁ – A briga continua: Advogados do PSDB recorreram da decisão do TSE.

Advogados do PSDB no Ceará recorreram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de decisão liminar que devolveu a presidência do partido no estado a Chiquinho Feitosa.

A informação foi confirmada por membros da legenda.

Ainda nessa terça-feira (9), o ministro Benedito Gonçalves, do TSE, acolheu pedido de Feitosa apresentado um dia antes. Nele, o tucano solicitava que a convenção do PSDB, realizada em 4/8 e que havia aprovado a neutralidade da sigla na disputa ao Governo, fosse considerada legal.

O despacho de Gonçalves sustou então as resoluções 33 e 34/2022, assinadas pelo presidente nacional da federação PSDB/Cidadania, Bruno Araújo, que tinha determinado a coligação do bloco com o PDT do candidato Roberto Cláudio no Ceará.

Então presidente do PSDB-CE, Chiquinho Feitosa colocou em votação na convenção (4/8) a tese da neutralidade, aprovada por 7 dos 11 votos da executiva. O encontro, ocorrido na Assembleia Legislativa, foi marcado por disputas, gritos e acusações de golpe.

Após intervenção do diretório nacional da federação naquele mesmo dia, a convenção foi anulada e Chiquinho, destituído. O senador Tasso Jereissati assumiu a presidência da federação.

No dia seguinte, em nova convenção, Tasso oficializou apoio a RC e indicou o nome de Amarílio Macêdo para concorrer ao Senado na chapa encabeçada pelo pedetista.

Macêdo tinha como primeiro suplente o ex-secretário da Saúde Cabeto.

Por enquanto, a decisão favorece Chiquinho, que volta ao comando do PSDB, e cria um problema para RC, que perde o candidato ao Senado, ao menos provisoriamente – ele ainda pode reverter o resultado na justiça eleitoral.

A coluna apurou que há grande mal-estar dentro do PSDB com a batalha jurídica em que se transformou a participação da legenda nas eleições de 2022.

Com a judicialização da disputa, até mesmo a chapa para federal está sob risco. Não se sabe, por exemplo, se Chiquinho irá postular uma vaga na Câmara, como estava previsto antes de ele demonstrar interesse pela suplência do ex-governador Camilo Santana (PT), candidato ao Senado.

Como a ata com as composições válidas agora é o documento aprovado na convenção do dia 4, a candidatura de Macêdo e de Cabeto está invalidada, por ora.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos