jul
25
2022

BRASIL – Agora candidato, Bolsonaro pode sofrer punição eleitoral se voltar a atacar as urnas, avaliam procuradores e ministros

Procuradores eleitorais e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ouvidos pelo blog afirmam que, agora que se tornou oficialmente candidato, o presidente Jair Bolsonaro corre risco de punição eleitoral caso faça novos ataques às urnas eletrônicas.

Eles entendem que Bolsonaro agora fica sujeito a multas, perda de tempo de TV e até, em último caso, à cassação do registro da candidatura. O presidente tem repetido, sem apresentar provas, suspeitas já desmentidas sobre o sistema eleitoral brasileiro. Na semana passada, num gesto que repercutiu muito mal entre políticos e juristas, ele reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar ataques sem fundamento às urnas.

Antes de Bolsonaro ser confirmado como o candidato do PL, havia uma divergência entre procuradores e ministros do STF sobre que tipo de sanção o presidente poderia sofrer. Uma ala do mundo jurídico entendia que punições não se aplicariam a um pré-candidato.

Discurso adaptado ao novo momento

Durante a convenção do PL neste domingo (24), Bolsonaro voltou a criticar ministros do STF, mas desta vez sem citá-los nominalmente. Ele disse que os “surdos de capa preta” precisam ouvir o povo e jogar dentro das quatro linhas. Desta vez, Bolsonaro evitou fazer ataques diretos às urnas eletrônicas.

Para um ministro do STF, o presidente já fez um discurso adaptado à nova realidade, no momento em que ele deixa de ser pré-candidato e passa à condição de candidato à reeleição.

Outro ministro disse que já esperava as críticas ao Supremo, já que a plateia era totalmente bolsonarista e endossa o discurso do presidente de que a Corte não lhe deixa trabalhar.

Num levantamento feito por assessores de ministros do STF, a Suprema Corte brasileira tomou 21 decisões que para determinar que o governo Bolsonaro seguisse a Constituição.

Entre essas decisões estão a que obrigou o governo a colocar jovens com comorbidade na lista de prioridades da vacina contra a Covid e a que determinou a realização do Censo 2022.

Fonte: Coluna do Valdo Cruz/G1.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos