jun
27
2022

SOBRAL – NOTA 10: Santa Casa de Sobral apresenta 100% de conformidade em avaliação nacional das práticas de Segurança do Paciente

A Santa Casa de Misericórdia de Sobral atingiu 100% de conformidade na Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente no ano de 2021. O relatório foi divulgado na segunda-feira (13/06) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Durante a avaliação, o hospital precisou atender a 21 indicadores relacionados às ações de segurança do paciente – baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013.

Entre os quesitos analisados estão a implantação de um plano de segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, de cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos. Após responder a um questionário, o hospital teve os dados analisados e confirmados por meio de documentação.

No ano de 2020 a Santa Casa havia atingido 76.2% de conformidade na avaliação. Com a articulação de novas ações para a melhoria contínua dos processos e para promoção de uma cultura de segurança, a Instituição atingiu o mais alto nível de conformidade no ano seguinte, em 2021. De acordo com a Diretora de Enfermagem da Santa Casa, Dra. Conceição Nunes, nos últimos dois anos a gestão implementou diversas estratégias e padronizou processos para aprimorar a qualidade da assistência. “O resultado de nossos esforços e o comprometimento dos gestores está retratado nesta avaliação. Há sempre de se considerar que o erro humano existe e que quanto maiores forem os procedimentos de segurança, menores serão os riscos”, destacou.

A Anvisa avaliou 39 hospitais cearenses, entre públicos, privados e filantrópicos. Destes, apenas a Santa Casa de Misericórdia de Sobral e outros sete hospitais atingiram 100% de conformidade na avaliação. A coordenadora de enfermagem do Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Sobral, Irislane Oliveira, reforça que o paciente também é umas das barreiras para garantir a sua segurança no procedimento na área de saúde, e por isso são recomendadas ações de conscientização e incentivo para que ele também participe e faça sua parte nesse processo de segurança. Além disso, os profissionais passam por atualizações e treinamentos sobre os principais temas relacionados à segurança do paciente, de forma periódica e contínua.

“A colaboração do paciente é muito importante. Ele precisa participar do processo e deve ser informado sobre todos detalhes do tratamento/procedimento a que será submetido. Na Santa Casa nós implantamos essas práticas por meio de treinamentos e ações de sensibilização para que tanto nossos profissionais como nossos pacientes possam participar dessa cultura de segurança e evoluir com a experiência do paciente”, explicou a enfermeira.

Fonte: Assessoria de Comunicação/SCMS

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos