jun
18
2022

CEARÁ – Varíola dos macacos: número de casos suspeitos no Ceará sobe para três

Ceará tem três casos suspeitos da varíola dos macacos. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dois novos casos suspeitos foram notificados. Eles são de residentes dos municípios de Cedro e Caridade. Pasta já acompanha, desde o dia 7, notificação de morador do Maracanaú.

Os casos seguem em investigação epidemiológica. “Foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, informou a pasta por meio de nota.

A secretaria destaca que após investigação epidemiológica dos casos, não foi identificado nenhum deslocamento dos pacientes com suspeita para áreas em que foram confirmados casos. O paciente do Cedro, contudo, teve contato com um morador de São Paulo, local onde já há introdução da doença.

Secretaria de Saúde de Cedro informou nessa quinta-feira, 16, que o paciente é um homem de 54 anos. Ele foi internado na quarta-feira, 15, no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar onde permanece com quadro estável.

Na última segunda-feira, 6, o primeiro caso suspeito no Estado, de Fortaleza, foi descartado após investigação epidemiológica e laboratorial.

Como a varíola dos macacos é transmitida?

-A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias;
– Como as gotículas não podem viajar muito, é necessário um contato pessoal prolongado;
– A doença pode ainda infectar as pessoas através de fluidos corporais, contato com a lesão ou contato indireto com o material da lesão.

Quais são os principais sintomas da varíola dos macacos?

– Período de incubação pode variar de 5 a 21 dias
– Estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias (febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia)
– Estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas (lesões evoluem de máculas —lesões com base plana – para pápulas – lesões dolorosas firmes elevadas)

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos