18
2022
CEARÁ – Varíola dos macacos: número de casos suspeitos no Ceará sobe para três
Ceará tem três casos suspeitos da varíola dos macacos. Conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), dois novos casos suspeitos foram notificados. Eles são de residentes dos municípios de Cedro e Caridade. Pasta já acompanha, desde o dia 7, notificação de morador do Maracanaú.
Os casos seguem em investigação epidemiológica. “Foram aplicadas todas as medidas recomendadas, como isolamento, busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento”, informou a pasta por meio de nota.
A secretaria destaca que após investigação epidemiológica dos casos, não foi identificado nenhum deslocamento dos pacientes com suspeita para áreas em que foram confirmados casos. O paciente do Cedro, contudo, teve contato com um morador de São Paulo, local onde já há introdução da doença.
Secretaria de Saúde de Cedro informou nessa quinta-feira, 16, que o paciente é um homem de 54 anos. Ele foi internado na quarta-feira, 15, no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar onde permanece com quadro estável.
Na última segunda-feira, 6, o primeiro caso suspeito no Estado, de Fortaleza, foi descartado após investigação epidemiológica e laboratorial.
Como a varíola dos macacos é transmitida?
-A transmissão entre humanos ocorre principalmente através de grandes gotículas respiratórias;
– Como as gotículas não podem viajar muito, é necessário um contato pessoal prolongado;
– A doença pode ainda infectar as pessoas através de fluidos corporais, contato com a lesão ou contato indireto com o material da lesão.
Quais são os principais sintomas da varíola dos macacos?
– Período de incubação pode variar de 5 a 21 dias
– Estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias (febre, dor de cabeça intensa, inchaço dos gânglios linfáticos, dor nas costas, dor muscular e falta de energia)
– Estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas (lesões evoluem de máculas —lesões com base plana – para pápulas – lesões dolorosas firmes elevadas)
Fonte: O POVO.