jun
1
2022

CEARÁ – LUTO: Rosa da Fonseca morre aos 73 anos vítima de Câncer

Morreu aos 73 anos, a ex-vereadora de Fortaleza, e militante de esquerda, Rosa da Fonseca. A informação foi confirmada por familiares, nesta quarta-feira, 1º. A criadora do movimento “Crítica Radical” estava internada no Hospital São Carlos e lutava contra um Câncer no ovário.

“É com profundo pesar que informamos o falecimento da nossa querida Rosa Fonseca. Em breve daremos mais informações acerca do velório e sepultamento”, informou o movimento, em sua rede social.

Rosa Maria Ferreira da Fonseca Nascimento nasceu em Quixadá, no interior do Ceará, em 24 de abril de 1949 e foi uma importante liderança do Ceará na luta contra o Regime Militar instalado no Brasil depois do golpe efetuado no dia 31 de março contra o então presidente da República João Goulart (PTB) cujo um dos líderes era o cearense Humberto de Alencar Castello Branco, General do Exército.

Ligada a movimentos de esquerda, consideradas pelo regime vigente no país como “subversivos” e “terroristas”, ela chegou a ser presa e vítima de tortura por conta do seu posicionamento político, não podendo concluir na época, o curso de Ciências Sociais, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1979, Rosa da Fonseca fundou o movimento “Crítica Radical”, de tendências antipolíticas, uma variante do movimento marxista, que propaga a ideia de ruptura com a política e com as práticas de partidos e entidades que querem administrar a crise do sistema, mesmo estando inseridos nele.

Rosa ajudou sua amiga Maria Luiza Fontenele, que venceu as eleições municipais de Fortaleza em 1985, sendo a primeira prefeita eleita do PT em uma capital, além de ter sido a primeira mulher a ser gestora na cidade. Em 1992 chegou a se eleger vereadora de Fortaleza pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo a segunda mais votada no pleito que elegeu Antônio Cambraia como prefeito da capital.

Informações: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos