jun
1
2022

CEARÁ – Junho Vermelho: entenda a campanha de incentivo à doação de sangue

 

 

Foto: Prefeitura de Quiterianópolis(CE).

Este 1º de junho marca o início da campanha Junho Vermelho, ação que objetiva incentivar a doação de sangue em hemocentros de todo o Brasil. Neste período, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, instituído em 2005 pela Assembleia Mundial da Saúde.

A data é, segundo o Ministério da Saúde, uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista da Áustria que descobriu o fator Rh e as várias diferenças entre os tipos sanguíneos.

No Ceará, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) participa do Junho Vermelho. Segundo Luciana Carlos, diretora-geral do órgão, as comemorações vêm mostrar a importância da doação voluntária e altruísta.

Com a campanha, o mês é transformado “em um período de doação voluntária altruísta aqui no nosso país”, explica a gestora do Hemoce.

“Quantas vidam cabem em uma só?”

O tema escolhido pelo Hemoce para trabalhar o incentivo à doação é “Quantas Vidas Cabem em uma Vida só?”. Ela foi concebida pelo Instituto Pró-Hemoce (IPH) e está sendo usada em outros hemocentros brasileiros, por meio do grupo Hemocentros Unidos.

A ideia, de acordo com Luciana Carlos, é informar sobre a doação voluntária e agradecer aos doadores.

“Agradecer aquelas pessoas que já entenderam isso. É por causa dessas pessoas, desse compromisso e desses doadores voluntários e altruístas, que há tanto tempo a gente faz o atendimento a todos os pacientes que precisam de transfusão no Ceará, sem atropelo e sem problema”, avalia a diretora.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário