maio
19
2022

MUNDO- ESPANHA: Licença menstrual de 3 dias para mulheres é aprovada; saiba mais sobre a nova lei

Foi aprovada esta semana, pelo Conselho de Ministros da Espanha, a lei que cria a “licença menstrual”. O projeto prevê uma licença remunerada para menstruações incapacitantes e inclui a possibilidade de aborto a partir dos 16 anos de idade, sem necessidade de autorização dos pais.

A licença menstrual prevista é entre três e cinco dias para menstruações dolorosas e uma licença pré-natal remunerada a partir da 39ª semana de gravidez. Com a aprovação, a Espanha se tornou o primeiro país europeu a reconhecer o direito. Hoje, apenas Japão, Indonésia e Zâmbia incluem esse benefício.

Licença menstrual na Espanha

O período menstrual para as mulheres é muitas vezes um grande desafio. Buscando ajudar as mulheres a viverem melhor essa situação, a Espanha é o primeiro país europeu a aprovar a legislação que concede às trabalhadoras que sofrem de dores graves durante o período menstrual o direito de solicitar uma licença médica. Elas vão poder permanecer em casa de três a cinco dias.⁠

A proposta segue agora para votação no Parlamento do país, onde o governo, socialista, tem maioria.

(Via Portal GCMais)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário