maio
26
2022

CEARÁ – NOTA 10: Hemoce é o primeiro hemocentro do NE a receber certificação internacional da Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), conquistou, nesta quarta-feira (25), a acreditação da Association for the Advancement of Blood & Biotherapies (Associação Americana de Avanços do Sangue e Bioterapias, em tradução livre). O Programa de Acreditação da AABB é uma parceria com a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular que certifica os processos e os serviços de hemoterapia dos hemocentros com alto padrão de qualidade e garante melhor atendimento e segurança para doadores e pacientes. O equipamento cearense é o primeiro hemocentro do Nordeste a receber a acreditação da instituição americana.

Durante dois dias, os auditores da AABB e da ABHH visitaram a sede do Hemoce, em Fortaleza, para avaliar processos e serviços relacionados ao ciclo do sangue. Foram auditados setores das áreas técnicas de Hemoterapia (atendimento do doador, laboratórios, processamento e distribuição, dentre outros) e administrativos que dão suporte ao corpo técnico. “Nesses dias, nós certificamos a excelência dos serviços do Hemoce. Foram momentos muitos ricos porque, além de verificar os processos, a gente aprende muita coisa e, com certeza, vocês também nos ensinaram”, avaliou a auditora do Programa, Ana Paula Zanell.

Critérios

Para receber a certificação, os hemocentros precisam apresentar normas e padrões que atendam aos critérios estabelecidos pela instituição americana. O selo reconhece que o Hemoce cumpriu os requisitos de organização, disponibilidade de recursos e equipamentos, relação com fornecedores e pacientes, controle de processos, documentos e registros, não conformidades e eventos adversos, segurança e ciclos de melhoria – seguindo regulações nacionais e internacionais.

Na região Nordeste, o Hemoce é o primeiro hemocentro a receber acreditação. “O Hemoce vem se preparando para este momento há quase dez anos. Os processos de todas as áreas passaram por melhorias ao longo do tempo para garantir o cumprimento dos rígidos padrões de segurança e qualidade definidos pela AABB. Esse esforço de todos os colaboradores do Hemoce se reflete na melhoria do atendimento à população cearense”, destaca a diretora de Hemoterapia do Hemoce, Denise Brunetta.

Acreditação AABB

Desde 1957, a AABB desenvolveu padrões que promovem a segurança e a qualidade do paciente em vários campos, combinando fundamentos do sistema de gestão da qualidade internacionalmente aceitos com requisitos técnicos apropriados para cada disciplina. Esses padrões formam a base para o programa de acreditação da instituição.

Fonte: https://www.hemoce.ce.gov.br/

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos