maio
19
2022

CEARÁ – Após pressão, governo Bolsonaro apresentará proposta para reduzir aumento da conta de luz no Ceará. Veja a nossa OPINIÃO sobre isso.

Mais uma manobra eleitoreira? 

O governo Bolsonaro anunciou que, nos próximos dias, irá apresentar uma proposta para reduzir o tamanho do aumento da conta de luz no Ceará. A decisão vem após reunião entre o deputado federal Domingos Neto (PSD), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, representantes da Aneel, lideranças partidárias e integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil, secção Ceará (OAB-CE).

A reunião aconteceu na Residência Oficial da Câmara Federal, em Brasília. Ao final do encontro, Domingos Neto disse que até a semana que vem será apresentadas ideias que preveem diminuir o impacto do novo reajuste na tarifa elétrica para os cearenses. Caso contrário, a Câmara votará o PDL 94/2022 de sua autoria que susta o reajuste.

“O presidente Arthur Lira foi muito incisivo e disse que, até a próxima semana, o Ministério de Minas e Energia deverá apresentar as propostas que farão a redução da energia. Caso não aconteça, votará o Projeto de Decreto Legislativo que susta o reajuste e, inclusive, amplia o projeto para outros estados. Os reajustes estão acontecendo não apenas no Ceará. Tenho a convicção que Câmara será protagonista na resolução desse problema”, disse Domingos Neto.

Desde o final de abril, a conta de luz dos cearenses aumentou em média 24,88%. O reajuste nas cobranças feitas pela Enel Ceará foi aprovado pela Agência Nacional daEnergia Elétrica (Aneel) em reunião extraordinária no dia 19 mês passado. Os percentuais variam conforme a faixa de consumo e variam de 24,18% a 25,12% de encarecimento.

Alta representa mais do que o dobro do percentual esperado peloSindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia) que estimava de 11%.

(Fonte: O POVO)

OPINIÃO – SOBRAL AGORA

Ressaltar que a Agencia Nacional de Energia Elétrica(Aneel) é uma autarquia federal, ligado ao Ministério das Minas e Energia, portanto, o Governo Bolsonaro tem toda a responsabilidade sobre o absurdo desse aumento, que acontece para todos os Estados, sem qualquer consulta aos governantes estaduais, sempre atendendo a “desejo” das empresas concessionárias, que exploram o serviços nos Estados.

O mais engraçado, é que a ENEL que é a concessionária que explora o serviço no Ceará, foi concedido o percentual de 24,88% de aumento. Uma pancada nos lombos do povo cearense.

A mesma ENEL, também é a concessionários que explora os serviços de energia no Rio de Janeiro, onde a Agencia Nacional de Energia Elétrica apenas concedeu o aumento de pouco mais de 15%.

Estranho até demais isso…

O Rio é “poleiro político” da família do presidente Jair Bolsonaro. Seria apenas pura coincidência? Espero que sim.

Por Sobral Agora. 

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos