fev
16
2022

MUNDO – SAÚDE: Mulher é curada do vírus HIV após transplante de células-tronco

Um grupo de cientistas norte-americanos divulgou uma descoberta que representa um grande passo na história da medicina. Pela primeira vez, uma mulher foi curada do vírus HIV após transplante de células-tronco do sangue de um cordão umbilical.

A paciente, de 64 anos, é a terceira pessoa do mundo a receber o tratamento e ter o vírus eliminado completamente do organismo.

O sangue que ela recebeu foi utilizado para tratar uma leucemia. O doador era naturalmente resistente ao HIV e a mulher está livre do vírus há 14 meses.

Normalmente, sangue de cordão umbilical é usado em transplantes de medula óssea e não tem necessidade de ser compatível com o receptor.

O caso foi revelado na Conference on Retroviruses and Opportunisitic Infections.

Segundo os cientistas, a metodologia aplicada pode ser utilizada para tratamento em mais pessoas.

O caso está sendo acompanhado e pode dar sinais de estratégias para a cura definitiva do vírus que causa a Aids. 

Fonte: Folha de Pernambuco.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário