jan
14
2022

BRASIL – Covid-19: indígena de 8 anos é a primeira criança a receber dose de vacina no Brasil

Aos 8 anos, o indígena Davi Seremramiwe Xavante é a primeira criança a receber vacina contra a Covid-19 no Brasil. A aplicação da dose aconteceu por volta das 12h desta sexta-feira (14) em um evento simbólico organizado pelo governo de São Paulo para inaugurar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos.

Da etnia xavante, Davi é morador de Piracicaba, no interior de São Paulo. Ele está na capital paulista para realizar um tratamento médico. O governador João Doria (PSDB) acompanhou o ato no Hospital das Clínicas, na Capital. O pai do menino, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, participou da cerimônia de forma virtual.

“Agradeço a compreensão, visibilidade e diálogo com a questão indígena no estado de SP. Que sejam tomadas as vacinas para os guaranis que moram no litoral. Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando”, disse o cacique.

No estado de São Paulo, nesta primeira fase, a prioridade será de crianças com algum tipo de comorbidade ou deficiência, além de indígenas e quilombolas. A expectativa do governo do estado é a de vacinar 4,3 milhões de crianças no período de três semanas.

A imunização simbólica é destinada a um pequeno grupo de crianças e repete o modelo da primeira vacinação contra a Covid no Brasil. A vacinação nas cidades paulistas deve começar a partir da segunda-feira (17).

Vacinação no Ceará

A vacinação de crianças contra a Covid-19 no Ceará terá início até o fim desta semana. A informação foi publicada pelo governador Camilo Santana, na manhã de quinta-feira (13), através das redes sociais. Segundo o chefe do Executivo estadual, o Ceará já superou a marca de 180 mil crianças entre 5 e 11 anos cadastradas no sistema de vacinação da Secretaria da Saúde.

“Bom dia a todas e a todos! Superamos hoje as 180 mil crianças entre 5 e 11 anos cadastradas no sistema de vacinação da Secretaria da Saúde. No total, são mais de 183 mil cadastros realizados, de um total de 904 mil em todo o estado. Reitero a importância de os pais ou responsáveis realizarem o cadastro o quanto antes na página vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. As vacinas pediátricas da Pfizer devem chegar amanhã cedo ao Ceará e a imunização das nossas crianças será iniciada até este fim de semana. Juntos vamos superar essa pandemia!”, disse o governador.

Fonte: Portal GCMAIS.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário