dez
6
2021

SOBRAL – OPINIÃO: “FOI UM RIO QUE PASSOU…”, Por Silveira Rocha.

FOI UM RIO QUE PASSOU…
O projeto de construção de uma lagoa de estabilização enrustida num “espelho d’água”, que para muitos sobralenses criou um novo cartão postal para a Sobral dita moderna, foi o ponto crucial para o início da matança do rio.
Lendo um comentário do deputado Leônidas Cristino, onde ele atribui ao governo federal os crimes ambientais praticados na Amazônia, me veio um contentamento quanto à posição do parlamentar voltada à defesa da natureza, coisa que ele não demonstrou quando foi secretário e prefeito de Sobral, períodos em que presenciou a morte lenta do nosso rio Acaraú, sufocado pelo escoamento de águas fétidas e contaminadas de diversos pontos da cidade.
O projeto de construção de uma lagoa de estabilização enrustida num “espelho d’água”, que para muitos sobralenses criou um novo cartão postal para a Sobral dita moderna, foi o ponto crucial para o início da matança do rio, que a partir de então passou a receber das gigantescas galerias, toda a enxurrada de água poluída do centro e de outras localidades urbanas. Desviar a rede de esgotos e de drenagem para pontos mais distantes determinaria um gasto absurdo, daí a Prefeitura optou pelo meio mais prático, econômico e que daria a Sobral uma falsa conotação de que estava sendo modernizada e embelezada.
Os garimpos ilegais e a devastação das matas da Amazônia dentro em breve estarão sendo monitoradas por satélite específico, que é parte de um convênio do Brasil com a multinacional Tesla. Além do mais, o Exército está de prontidão para agir contra os agressores. Pelo lado da Amazônia a coisa tende a se arrumar, contudo, do lado de Sobral, será que teremos nosso rio de volta, em condições de podermos beber sua água e refrescar os corpos?
Por: Jornalista Silveira Rocha

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

dezembro 2021
S T Q Q S S D
« nov   jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031