dez
20
2021

MUNDO – Líder da esquerda, Gabriel Boric é eleito presidente do Chile neste domingo (19)

O representante da esquerda Gabriel Boric foi eleito presidente do Chile neste domingo (19), aos 35 anos. O deputado e ex-líder estudantil filiado ao partido Convergência Social derrotou o advogado José Antonio Kast, de extrema-direita, e filiado ao Partido Republicano.

Até as 19h30 deste domingo, com 68,78% das urnas apuradas, Boric tinha 55,18% dos votos, contra 44,82% de Kast.

O novo presidente chileno é representante de uma esquerda progressista revitalizada, que alavancou a partir  dos protestos de 2019. Já Kast fundou o ultraconservador Partido Republicano e avalizou a mensagem “lei e ordem”.

Boric governará um país com uma nova Constituição, agora em elaboração, e marcado pela inflação crescente nos últimos dois anos.

Essa é a primeira eleição presidencial desde que o país foi abalado pelos protestos generalizados contra a desigualdade que renderam meses de marchas e episódios de violência nas ruas, em 2019.

As eleições no Chile chegaram ao fim neste domingo após dez horas de votação para escolher o novo presidente.

O dia foi marcado por altas temperaturas e problemas no transporte público para chegar às urnas, o que gerou polêmica entre os cidadãos devido às longas esperas.

Fonte: Diário do nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário