nov
9
2021

SOBRAL – Busto com imagem do Monsenhor Aloísio Pinto será inaugurado nesta terça na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

A Diocese de Sobral realizará na noite desta terça feira(9), Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Sinhá Sabóia, mais uma homenagem ao saudoso Monsenhor José Aloísio Pinto.

Desta vez, será inaugurado um BUSTO com a imagem do Monsenhor Aloísio Pinto, numa homenagem prestada pelos ex-alunos e paroquianos de Nossa Senhora de Fátima.

Nesta terça, está programado uma MISSA, ás 19 horas, que será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vasconcelos e logo após, haverá a cerimonia de inauguração do busto.

 

QUEM – Pe. José Aloísio Pinto.

Nasceu em Sobral a cinco de maio de 1906. São seus genitores Antônio Rodrigues Pinto e Francisca Alice Rodrigues Pinto. Matriculou-se no Seminário de Fortaleza a 13 de março de 1 21, iniciando em 1925 os estudos teológicos. Recebeu o presbiterato em Sobral; no dia primeiro de dezembro de 1929 iniciou seu sacerdócio como professor do Seminário Menor de Sobral e Secretário do Bispado. De primeiro de novembro de 1930 a 27 de janeiro de 1931, esteve encarregado da paróquia de Meruoca, quando o antecessor Padre Manuel Henrique foi nomeado vigário de Camocim.
Em 19 de julho de 1931, assumiu internamente a paróquia de Acaraú, onde permaneceu até a posse do Padre Sabino de Lima Feijão, ocorrida a 19 de junho de 1932.
Com a inauguração do Ginásio Sobralense, realizada a primeiro de fevereiro de 1934, assumiu a direção deste estabelecimento de ensino, onde se destacou como educador de raros méritos durante 33 anos de ininterrupta atividade. Deixou a direção do colégio a 17 de dezembro de 1966.

Em 1948, fundou a Escola Profissional São José, que funcionou inicialmente anexa ao Colégio Sobralense na Praça Quirino Rodrigues. Posteriormente, foi transferida para vasto e moderno prédio por ele construído no Bairro Sinhá Sabóia, inaugurado a 19 de março de 1967. Cedida à Fundação do Bem Estar do Menor, esta Escola Profissional, dirigida por seu fundador, tem prestado relevantes serviços à Juventude Carente de Ensino e de afeto de toda região. Foi agraciado pela Santa Sé com o título de Monsenhor, Prelado Doméstico. Diretor de Adoração Contínua do Santíssimo Sacramento. Diretor da Associação das Senhoras da Caridade. Monsenhor Aluísio residiu em sua Escola Profissional totalmente dedicado à educação dos menores abandonados.

Faleceu na Santa Casa de Misericórdia em Sobral, no dia nove de maio de 1991. Está sepultado na igreja matriz da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Sobral.

Pesquisa: Ungidos do Senhor na Evangelização do Ceará- Pe. Aureliano Silveira

Fonte: Sobral Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário