12
2021
CEARÁ – 154 municípios não registraram óbitos por Covid-19 no mês de setembro.
No mês de setembro, 30 municípios do Estado ainda registraram mortes por Covid-19. A grande maioria — 83,6% dos 184 municípios cearenses — não registrou nenhum óbito pela infecção, conforme acompanhamento do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), com dados atualizado às 11h42min dessa segunda-feira, 11.
A quantidade de municípios com mortes em decorrência do vírus caiu pela metade em um mês. Em agosto, 61 cidades tiveram pacientes nos quais a doença foi fatal. Números refletem redução da gravidade da pandemia no Estado, que se encontra em melhor cenário desde o início da disseminação do vírus.
No mês passado, dos 30 municípios que tiveram mortes, 20 tiveram um óbito, cada, e outros cinco registraram dois óbitos, cada. Foram três casos da doença com esse desfecho em Crato, Mombaça e Tarrafas. Juazeiro do Norte teve seis mortes e Fortaleza, 32.
Considerando o número de pessoas infectadas com o vírus, 31 municípios não registraram novos casos de Covid-19 em setembro. No sistema, é possível observar que 101 municípios confirmaram um caso, cada.
O maior número de diagnósticos positivos foi em Fortaleza: 723. Atrás da Capital no topo da lista de mais casos confirmados entre os dias 1º e 31 de setembro, estão Ipueiras (321), Nova Russas (303), Juazeiro do Norte (227) e Mombaça (111).
Tratando-se de Covid-19, não é possível dizer que não há nenhum risco “enquanto a gente não tiver o domínio completo da situação”. A ponderação é de Rilson Andrade, secretário da Saúde de Pindoretama e vice-presidente do Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).
Fonte: O POVO.