out
7
2021

BRASIL – Mais tempo: Prova de vida para segurados do INSS é suspensa até fim do ano

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ganharam mais tempo para realizar a comprovação da prova de vida, necessária para manutenção de benefícios.

O presidente Jair Bolsonaro promulgou a lei que suspende, até 31 de dezembro de 2021. A medida havia sido vetada por Bolsonaro na Lei nº 14.199, de 2 de setembro de 2021 que prevê meios alternativos para prova de vida, mas o veto foi derrubado pelo Congresso.

A prova de vida é uma exigência e o não cumprimento leva a sanções que podem chegar à suspensão do pagamento por falta de atualização cadastral. Após seis meses da suspensão, os benefícios podem ser cessados definitivamente.

Em 2020, a exigência da prova de vida foi suspensa em razão da pandemia de covid-19, mas retomada em junho deste ano. A medida afeta a vida de mais de 7,3 milhões de aposentados e pensionistas do INSS que, agora, não terão seus benefícios suspensos caso não façam o procedimento.

Fonte: Ceará  Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário