set
29
2021

SOBRAL – Hoje é o “Dia Mundial do Coração”. Veja a programação do Hospital do Coração de Sobral para esta quarta feira.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A cada ano, 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo, índice que deve atingir 23 milhões em 2030.

Diabetes, colesterol alto, estresse, hipertensão e tabagismo são apenas alguns dos fatores que contribuem para o surgimento dessas doenças. Por isso, é necessário ficar alerta com os hábitos para manter a saúde.

Para alertar sobre os perigos das doenças do coração e a importância de preveni-los, é realizado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração.

“Não podemos subestimar a importância global da boa saúde cardíaca – 31% de todas as mortes em todo o mundo são de CVD. World Heart Day é a nossa chance de unir as pessoas para enfrentar o maior assassino do mundo e exortar mais pessoas em todo o mundo a melhorar a saúde do coração”, explica o professor David Wood, cardiologista e presidente da World Heart Federation.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mudar o estilo de vida é essencial para reduzir o risco de doenças cardíacas, como praticar atividades físicas, evitar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, diminuir o estresse e ter uma alimentação saudável.

“O poder de mudar está em nossas mãos. Fazer mudanças no estilo de vida, como comer mais frutas e legumes, manter ativo e parar de fumar pode salvar milhões de vidas”, ressalta o cardiologista.

Conheça alguns mitos e verdades sobre doenças cardíacas:

– Certos grupos étnicos têm maior risco para desenvolver doenças cardiovasculares?

VERDADE. De acordo com o Prof. Dr. Francisco Fonseca, da SOCESP, existem fatores de risco não evitáveis, controláveis ou tratáveis, como a etnia.

– A hipertensão é a principal causa de doenças do coração?

VERDADE. A hipertensão sozinha é a principal causa tanto das doenças do coração, quanto dos rins, do Acidente Vascular Cerebral (AVC), do comprometimento das artérias e dos olhos, além de matar mais que o câncer e até mesmo a AIDS, segundo Fonseca.

– Apenas obesos têm problema no coração?          

MITO. A obesidade é um dos fatores que aceleram a aterosclerose coronária, aumenta a chance de o indivíduo desenvolver hipertensão, diabetes e doença cardíaca. Entretanto, pessoas magras também podem desenvolver a doença se não prevenirem outros fatores de risco, como o sedentarismo. (Fonte: https://organicsnewsbrasil.com.br)

PROGRAMAÇÃO – SOBRAL – HOSPITAL DO CORAÇÃO  

Nesta quarta-feira (29/09), como parte da programação alusiva ao dia D, o HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL, estará promovendo ao vivo através do Instagram do Hospital do Coração de Sobral, uma live “Setembro Vermelho: Cuidados com as doenças cardiovasculares”, com o médico cardiologista, Dr. Leandro Portela.

Deixe sua pergunta nos comentários ou no direct! 😉

Fonte: Sobral Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2021
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930