29
2021
SOBRAL – Hoje é o “Dia Mundial do Coração”. Veja a programação do Hospital do Coração de Sobral para esta quarta feira.
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. A cada ano, 17,5 milhões de pessoas morrem no mundo, índice que deve atingir 23 milhões em 2030.
Diabetes, colesterol alto, estresse, hipertensão e tabagismo são apenas alguns dos fatores que contribuem para o surgimento dessas doenças. Por isso, é necessário ficar alerta com os hábitos para manter a saúde.
Para alertar sobre os perigos das doenças do coração e a importância de preveni-los, é realizado no dia 29 de setembro, o Dia Mundial do Coração.
“Não podemos subestimar a importância global da boa saúde cardíaca – 31% de todas as mortes em todo o mundo são de CVD. World Heart Day é a nossa chance de unir as pessoas para enfrentar o maior assassino do mundo e exortar mais pessoas em todo o mundo a melhorar a saúde do coração”, explica o professor David Wood, cardiologista e presidente da World Heart Federation.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, mudar o estilo de vida é essencial para reduzir o risco de doenças cardíacas, como praticar atividades físicas, evitar a obesidade, reduzir o consumo de álcool, diminuir o estresse e ter uma alimentação saudável.
“O poder de mudar está em nossas mãos. Fazer mudanças no estilo de vida, como comer mais frutas e legumes, manter ativo e parar de fumar pode salvar milhões de vidas”, ressalta o cardiologista.
Conheça alguns mitos e verdades sobre doenças cardíacas:
– Certos grupos étnicos têm maior risco para desenvolver doenças cardiovasculares?
VERDADE. De acordo com o Prof. Dr. Francisco Fonseca, da SOCESP, existem fatores de risco não evitáveis, controláveis ou tratáveis, como a etnia.
– A hipertensão é a principal causa de doenças do coração?
VERDADE. A hipertensão sozinha é a principal causa tanto das doenças do coração, quanto dos rins, do Acidente Vascular Cerebral (AVC), do comprometimento das artérias e dos olhos, além de matar mais que o câncer e até mesmo a AIDS, segundo Fonseca.
– Apenas obesos têm problema no coração?
MITO. A obesidade é um dos fatores que aceleram a aterosclerose coronária, aumenta a chance de o indivíduo desenvolver hipertensão, diabetes e doença cardíaca. Entretanto, pessoas magras também podem desenvolver a doença se não prevenirem outros fatores de risco, como o sedentarismo. (Fonte: https://organicsnewsbrasil.com.br)
PROGRAMAÇÃO – SOBRAL – HOSPITAL DO CORAÇÃO
Nesta quarta-feira (29/09), como parte da programação alusiva ao dia D, o HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL, estará promovendo ao vivo através do Instagram do Hospital do Coração de Sobral, uma live “Setembro Vermelho: Cuidados com as doenças cardiovasculares”, com o médico cardiologista, Dr. Leandro Portela.
Fonte: Sobral Agora