set
19
2021

SOBRAL – Governador desapropria hospital particular mais antigo da cidade de Sobral e entrega a Prefeitura.

Diferente do que apregoou o Prefeito de Sobral, Ivo Gomes, o Hospital Dr. Estevam, não será uma unidade hospitalar para atender “exclusivamente” o povo de Sobral, ou seja, um “hospital municipal”.  A prefeitura de Sobral vai administrar uma unidade de saúde que deverá atender Sobral e Região Norte. Isso é bem diferente da promessa de campanha, quando se falava em ter “um hospital para atender os sobralenses”. Esse “atendimento” já acontece por toda a rede hospitalar aqui instalada, como é o caso da Santa Casa, HRN e até mesmo o particular da Unimed. A briga entre o Prefeito Ivo Gomes e a direção da Santa Casa, aguçou o desejo do mandatário de ter “algo supostamente municipal”.

O que vai acontecer agora, é que de posse da Prefeitura, o Hospital Dr. Estevam, poderá ou não, até ser “mandato pelo Prefeito”, que agora pode se orgulhar e dizer que tem um “hospital para chamar de seu…”, já que a Prefeitura não pode arbitrar nas outras Unidades hospitalares existentes na cidade de Sobral.

O REAL…

O fato é que, o Governo do Ceará entregou o Hospital Doutor Estevam para a Prefeitura de Sobral. A unidade, que tem um histórico de abandono e de confusão, com vários funcionários demitidos pela antiga administração(Instituto Práxis), sem receber seus direitos trabalhistas, deverá se tornar um hospital de médio porte e atender pacientes oriundos de pelo menos outros 70 municípios.

Segundo a secretária de saúde de Sobral, Regina Carvalho, serão oferecidos serviços de internação psiquiátrica, cirurgias de média complexidade, internações em clínica médica, internações de pacientes de longa permanência, ofertando uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 10 leitos e maternidade.

HISTÓRIA…

Fundado em 1967 pelo doutor Estevam Ferreira da Ponte, o Hospital Dr. Estevam foi referência em pronto atendimento psiquiátrico e maternidade, nos últimos anos na cidade de Sobral. O Decreto de desapropriação do equipamento pelo governo do Ceará foi publicado na última edição do Diário Oficial do Estado.

Originalmente, o hospital foi inaugurado como uma moderna maternidade, visto que a Santa Casa de Misericórdia, ainda hoje o maior hospital filantrópico de Sobral, atendia a todas as necessidades da população.

Em 2018, o Instituto Práxis assumiu as atividades do Hospital e firmou um convênio com o Município de Sobral, no valor de R$ 1,3 milhão para que não fechasse as portas. O Hospital Dr. Estevam está sob intervenção da Prefeitura de Sobral desde o dia 17 de março de 2020. ( Blog do Edison Silva)

Leia a íntegra do Decreto de desapropriação do governador:

Fonte: Sobral Agora.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

setembro 2021
S T Q Q S S D
« ago   out »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930