set
10
2021

SOBRAL – CENAS: Vereador de Sobral tem mandato cassado por uso de candidaturas “laranjas” de mulheres

A Justiça Eleitoral cassou toda a chapa eleitoral de 2020 do PSL de Sobral, com a perda do mandato do vereador do eleito Cleiton Prado (PSL), bem como o diploma dos suplentes e as suas inelegibilidade por 8 anos, por fraude na cota de gênero na eleição daquele ano. A decisão é da juíza da 24ª Zona Eleitoral, Janayna Marques de Oliveira e Silva, e foi publicada no Diário da Justiça dessa quinta-feira (9). Ainda cabe recurso.

Segundo os argumentos da ação, houve indícios de fraude devido o partido ter utilizado candidaturas “laranjas” de duas mulheres apenas para preencher os 30% da cota de gênero eleitoral e com isso tentaram enganar a Justiça Eleitoral, já que as candidatas Maria Edgleuma de Sousa e Maria Eliene Ribeiro, não obtiveram nenhum voto e foi comprovada a ausência de qualquer propaganda eleitoral em seus nomes.

Na impugnação de mandato eletivo, afetou diretamente o vereador Cleiton Prado (PSL), único eleito pelo partido em Sobral. Por circunstância da retotalização e redistribuição de votos para preenchimento de vaga no legislativo sobralense, surge a possibilidade de vaga para o ex-vereador Júnior Balreira (MDB).

BLOG DO CELIO BRITO

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário