set
18
2021

CEARÁ – Novo decreto amplia o horário de funcionamento de restaurantes e a capacidade das salas de aula

O Governador Camilo Santana anunciou, nesta sexta-feira (17), as medidas do novo decreto estadual que passará a valer a partir da próxima segunda-feira (20). Ao lado de Camilo, estava a Secretaria Estadual de Vigilância Sanitária, Ricristhi Gonçalves. As principais autorizações dizem respeito à ampliação do horário e limitação por mesa dos restaurantes (até às 1h), ao aumento da capacidade para eventos sociais e corporativos, aos 100% de ocupação das salas de aula e permissão para um evento-teste na área de esporte profissional.

As principais atualizações no decreto são:

  • Ampliação do horário de funcionamento dos restaurantes, que podem ficar abertos até às 1h, e do número máximos de pessoas por mesa, que passa de seis para oito;
  • Salas de aula permitidas para funcionar com capacidade máxima (100%), respeitando o distanciamento e os protocolos sanitários, e mantida a opção de sistema híbrido, com aulas remotas;
  • Eventos sociais e corporativos com limitação de até 200 pessoas, em ambiente fechado, e até 400 pessoas em ambiente aberto, conforme protocolo específico;
  • Salões de festa de condomínios autorizados, seguindo os mesmos protocolos dos buffets;
  • Autorização de evento-teste na área do esporte profissional, com 10% da capacidade de público na Arena Castelão e cumprimento de protocolo sanitário específico, incluindo a obrigatoriedade de comprovação de esquema vacinal completo (D1 + D2 ou dose única). Definição de data, evento e detalhes serão acordados entre Sesa e Federação Cearense de Futebol (FCF);

Camilo apresentou dados sobre vacinação no Estado. Segundo dados do IntegraSYS (plataforma da Secretaria Estadual de Saúde), 8.459.607 doses já foram aplicadas. Destas 5.856.501 de primeira doses e 2.938.680 de segundas doses. 159.428 pessoas receberam a vacina de dose única.

Durante a live, o governador informou que o Secretário Estadual de Saúde, Marcus Fadelha, está em São Paulo tratando, junto ao Butantã, sobre as doses de Coronavac que estão previstas para começarem a chegar na próxima semana, a partir do dia 22, ano Ceará. O imunizante foi comprado de maneira direta pelo Governo do Estado ao Laborai-o chinês Sinovac, que produz – junto ao Butantã, o imunizante.

Covid-19 no Ceará

Ao mostrar o cenário epidemiológico do Ceará, Ricristhi Gonçalves afirmou que, mesmo com o cenário positivo, é importante estar alerta para os casos da variante Delta, com transmissão comunitária já confirmada, e também do variante vinda da Colômbia, a Mu, detectada em duas viajantes.

“Todos os números seguem em queda, como a porcentagem da positividade nos exames de Covid, que aponta a diminuição na circulação do vírus; número de casos registrados caindo e sem nenhum pico, mas que não é motivo para baixar a guarda. Os óbitos seguem em queda, é um dos melhores resultados em meio às duas ondas. Isso comprova que as pessoas que não estão aderindo ao esquema vacinal são aquelas que mais correm risco de internação e que estão vindo a óbito, consequentemente. A procura assistencial caiu também, tanto na Capital quanto no Interior, e à medida que avançamos a curva de vacinados, reduzimos bruscamente os novos casos de Covid, impedindo assim a maior circulação do vírus. As pessoas completamente vacinadas promovem uma proteção comunitária”, apontou a secretária-executiva.

Fonte: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário