set
17
2021

CEARÁ – 1,4 mil adolescentes cearenses são vacinados com imunizantes diferentes da Pfizer

O Ministério da Saúde disse que os estados e municípios aplicaram doses de vacinas contra Covid-19 da Astrazeneca/Oxford, Coronavac/Sinovac e da Janssen em adolescentes brasileiros. A determinação, no entanto, é que essa faixa etária seja imunizada somente com a Pfizer/BioNTech, que é recomendada pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com dados do LocalizaSUS, o Ceará aplicou 1.399 vacinas em adolescentes de fabricantes distintos da Pfizer, sendo 757 da AstraZeneca, 623 do Butantan e 19 da Janssen — que exige dose única para imunização. No Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), contudo, não há registros de imunizantes de dose única aplicados em adolescentes.

Já com as duas doses, há registro de 853 adolescentes vacinados no Ceará, embora o intervalo praticado com a Pfizer não possibilite essa estatística. Todos os estados brasileiros tiveram algum número de adolescentes vacinados com essas outras vacinas, ainda que a quantidade seja pequena em relação ao total. São cerca de 26,7 mil adolescentes dos 3,5 milhões vacinados.

A recomendação do Ministério Público para os adolescentes sem comorbidades imunizados com uma das doses é que não concluam o ciclo vacinal com a segunda dose, até que surjam novas evidências científicas. Em nota, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de todos os gestores locais do SUS cumprirem as recomendações pactuadas de forma tripartite, para garantir que a campanha avance conforme o planejado, de forma segura e para que não falte doses para concluir o ciclo vacinal de toda população.

O POVO questionou a Sesa sobre a aplicação de doses de outras vacinas, assim como o encaminhamento que será dado a esses casos, mas não recebeu uma resposta até a publicação desta matéria.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário