ago
17
2021

BRASIL – SEM JEITO: Câmara aprova em 2º turno PEC que prevê volta das coligações

Com 347 votos favoráveis e 135 contrários, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (17/8), em segundo turno, a proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece a retomada das coligações nas eleições proporcionais nas eleições para deputados e vereadores.

Os deputados ainda votam destaques ao texto. Concluída esta etapa, o texto seguirá para o Senado.

A formação de coligações permite a união de partidos em um único bloco para a disputa das eleições proporcionais.

O mecanismo favorece os chamados “partidos de aluguel”, que não têm ideologia específica e tendem a negociar apoios na base do “toma-lá-dá-cá”.

NO SENADO.

No Senado, a matéria precisará do apoio de 49 dos 81 senadores, também em dois turnos de votação. Para valer nas eleições de 2022, a PEC terá que ser aprovada até outubro.

Para aprovarem o texto em primeiro turno, na semana passada, os deputados fizeram um acordo: retirar o dispositivo que previa a adoção do distritão e manter o sistema atual.

Fonte: Metrópoles.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário