ago
16
2021

BRASIL – RISCO: Variante Delta faz casos de Covid aumentarem no Rio de Janeiro.

Na cidade do Rio de Janeiro, a variante Delta já é predominante. Ela vem provocando um aumento expressivo no número de casos de Covid-19, segundo o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele informa que a variante Delta “tem contaminado famílias inteiras no Rio e se dissemina muito mais rápido que as outras variantes”. As declarações foram dadas em entrevista à GloboNews, no último domingo, 15.

Além disso, a variante já circula por outras regiões do País, como no Nordeste. Alguns dos 16 casos confirmados da variante Delta do Sars-Cov-2 no Ceará foram identificados em passageiros vindos do Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e México.

Daniel Soranz relata que o aumento expressivo no número de casos de Covid-19, por causa da variante, ainda não está associada ao aumento no número de internações e óbitos pela doença. A variante Delta não é mais letal que as outras variantes, mas é mais transmissível.

Sobre as internações pela doença, o secretário narra que até pacientes curados permanecem internados em unidades de saúde, devido a sequelas. O número de internações, segundo ele, pode aumentar.

“O número de pessoas internadas vem subindo, cresceu em 10% nos últimos dias. A gente teve que reabrir novos leitos que tinham sido fechados. A gente tem 180 pacientes que tiveram Covid e se mantêm internados”, afirmou o Soranz.

Na última quinta-feira, 12, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou estudos que indicaram a tendência de aumento tanto nas internações quanto nas mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG). Os dados incluem diversas infecções respiratórias, incluindo o vírus Sars-Cov-2, que transmite a Covid-19.

“O Boletim InfoGripe da Fiocruz indica um deslocamento da curva da pandemia e a interrupção na tendência de queda, com possível retomada do crescimento do número de casos e de óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, informa o comunicado da Fundação.

O Rio de Janeiro, estado com o maior número de casos da variante Delta no Brasil, segundo a Fiocruz, é um dos únicos três estados que apresentaram sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) de SRAG. Acre e Mato Grosso do Sul, os outros dois estados, registraram sinal moderado de crescimento na tendência de longo prazo.

Fonte: O POVO.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário