ago
12
2021

BRASIL – PDT, PSB, DEM e PSDB não vão punir deputados que apoiaram voto impresso.

Pelo menos quatro partidos de oposição não vão aplicar punição aos deputados que na terça-feira, 10, votaram a favor da PEC do voto impresso, indo na contramão da orientação de suas legendas. O posicionamento de alguns desses parlamentares do PDT, PSB, DEM e PSDB causou surpresa, mas não terá consequências.

A proposta teve 229 votos contra 218, mas não foi à frente porque, por ser uma Emenda Constitucional, só continuaria a tramitar se obtivesse 308 votos. O presidente do PDT, Carlos Lupi, disse que não pensa em punir os seis deputados que se colocaram a favor do voto impresso, apesar de terem ido contra a orientação da direção partidária, que era não apoiar a tese de Bolsonaro. ” Tivemos 19 votos de acordo com nosso indicativo. Para um partido que historicamente sempre foi favorável ao voto auditável, isso pode ser considerado uma vitória”, afirmou Lupi à coluna.

No PSB, 11 dos 31 deputados votaram a favor da PEC. Os dirigentes da legenda não cogitam qualquer punição, já que alguns argumentam que o partido não fechou questão sobre o tema, apenas teve uma orientação de liderança para derrotar o voto impresso. Além do mais, quatro desses que se colocaram contra o indicativo do PSB estão de saída.

Um deles é o deputado Jefferson Campos (PSB-SP). “Qualquer dispositivo que garanta maior transparência sempre vem em favor da população”, justifica Campos. “A ‘politização’ de assuntos importantes para o brasileiro só atrasa pautas importantes para retomada do País”. O deputado diz que respeita a opinião do partido, mas ressalta que representa 99.974 eleitores que a ele confiaram o voto. Campos tem uma ação na Justiça para sair do PSB sem perder o mandato.

No PSDB, em que 14 dos 32 deputados apoiaram o voto impresso, não há consenso suficiente para punir os infiéis, apesar da posição enfática do presidente do diretório paulistano a favor de que haja sanção. O caso tucano é grave, já que o partido fechou questão sobre o tema e o descumprimento dessa orientação poderia levar à perda de mandato.

O que se discute é um paliativo, no máximo excluir os 14 parlamentares da concessão de um “bônus” do fundo eleitoral, como antecipou o jornalista Pedro Venceslau, do Estado de S. Paulo, mas nem isso é certo. A coluna procurou o presidente nacional da legenda, Bruno Araújo, mas não obteve resposta.

O maior percentual de infiéis está no DEM, onde 13 de 27 deputados se colocaram a favor da PEC do voto impresso. Não há na legenda nenhuma movimentação para punir esses parlamentares. Presidente nacional do DEM, ACM Neto tem repetido que é preciso respeitar os deputados que votaram a favor da PEC., mesmo que tenham ido contra a orientação dos dirigentes. Para ele, o assunto está superado.

Fonte: UOL/Notícia.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos

agosto 2021
S T Q Q S S D
« jul   set »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031