jul
27
2021

CEARÁ – EMENDAS: Genecias e Eduardo Bismarck entre os deputados que mais beneficiaram familiares

Os deputados federais cearenses Genecias Noronha (Solidariedade) e Eduardo Bismarck (PDT) estão entre os parlamentares que mais direcionaram emendas a cidades comandadas por parentes. O levantamento está publicado em reportagem do Estado de S. Paulo. Os repasses foram feitos por meio de emendas individuais, também conhecidas como “emenda cheque em branco”.

Segundo o Estadão, o mecanismo foi criado no governo Bolsonaro e permite aos parlamentares enviar dinheiro público de suas emendas individuais para bases eleitorais sem um objetivo definido e livre de fiscalização federal.

Deputados cearenses

O deputado federal Genecias Noronha transferiu um total de R$ 8 milhões para Parambu, cidade governada pelo sobrinho, Rômulo Noronha. No ano passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará cassou o mandato do deputado por abuso de poder político na campanha em Parambu em 2018. Genecias recorreu e continua no cargo.

E o deputado Eduardo Bismarck enviou R$ 3,1 milhões para Aracati, onde o pai, Bismarck Maia é prefeito.

O parlamentar é um dos principais defensores das transferências especiais no Congresso. Em 2019, ele presidiu a comissão especial da Câmara que formulou a PEC das emendas sem carimbo. Em resposta à reportagem, ele disse que repassou o dinheiro como “agradecimento” aos votos recebidos na cidade do pai.

Fonte: CN7

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos