jun
26
2021

SOBRAL – Prefeito Ivo Gomes sanciona LEI que proíbe uso de carroças puxadas por animais em Sobral. Veja o #OPINIÃO…

A Lei nº 2.110, de 22 de junho de 2021, que disciplina a circulação de veículos de tração animal foi sancionada pelo prefeito Ivo Gomes(PDT).
Com isso, fica proibida a utilização de veículos movidos a tração animal, a condução de animais com cargas ou qualquer exploração animal na sede e distritos de Sobral. A administração municipal realizará campanha informativa para esclarecer a população. A lei agora segue para regulamentação do Poder Executivo.
Para o desenvolvimento das atividades de catador de materiais recicláveis, de reciclador de papel e demais atividades congêneres, a tração animal de carroças será substituída por veículo de propulsão humana.
A lei não irá se aplicar à utilização de veículos movidos a tração animal ou instrumentos agrícolas e industriais na zona rural; às atividades em haras, corridas de cavalo (turfe), saltos com cavalos (hipismo), equoterapia e cavalgadas; ou ao uso de animais pelas forças públicas, militares ou civis, que tenham grupamentos com montaria.
O descumprimento desta lei poderá acarretar na retenção do veículo de tração e do respectivo animal. Havendo constatação de maus tratos, o responsável pelo animal sofrerá as sanções cabíveis.
Por Sobral 24hs)
#OPINIÃO SOBRAL AGORA
Prefeito Ivo Gomes acaba de vez com uma profissão das mais antiga de Sobral, o “carroceiro”. Essa profissão existe desde o inicio de nossa cidade, formada por homens simples, sem formação escolar, que têm ali sua única saída para tirar honestamente o sustento de sua família.
Conheço muitos dessa profissão, todos são senhores de idade avançada, sem formação educacional, o que os impossibilita a ter um novo emprego, portanto, agora vão depender da promessa feita pelo Prefeito Ivo Gomes, que dar apoio(?) para que o carroceiro mude de profissão e siga outro rumo na sua vida.
Sinceramente, espero que não seja mais um povo em abandono na nossa cidade, como está acontecendo com os músicos e outros profissionais que sofreram com os efeitos dessa pandemia e também tiveram “promessas de apoios” de nossos governantes.
E o BURRO?  animal  utilizado pelo carroceiro, que apesar de explorar seus serviços, também cuidava do referido animal, como vai sobreviver? Vai ser abandonado a própria sorte? Os donos desses animais vão cuidar deles, para que serventia?…
MEDO – Sem entender de Lei, veja o que disse o carroceiro Antônio, 57 anos, que tem sua carroça nas proximidades do Cemitério, próximo ao Mercado Central:  “Nunca trabalhei de carteira assinada e, como carroceiro, encontrei uma forma de sustentar minha família. Se a prefeitura realmente nos der assistência, inserir a gente no mercado formal de trabalho, eu deixo a carroça hoje mesmo. O problema é que, nem tudo o que prega uma lei, funciona na prática”, disse.
Sinceramente, acho que Ivo Gomes deu mais um tiro no pé. Mas, como diz o ditado: “pimenta nos olhos dos outros, é refresco.”
Por Sobral Agora.  

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos