jun
20
2021

BRASIL – LUCRO COM TRATAMENTO INEFICAZ: Farmacêutica faturou R$ 142 milhões com venda do ‘kit Covid’.

A empresa farmacêutica EMS informou à CPI da Covid que faturou 142 milhões de reais em 2020 com medicamentos do chamado ‘kit covid-19’, divulgados pelo governo federal como uma solução para o enfrentamento da Covid, mas comprovadamente ineficazes. O valor registrado é 8 vezes maior ao registrado no ano anterior. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Só a ivermectina foi a responsável por metade do faturamento da empresa, registrando a marca de 71,1 milhões de reais em vendas.  Em 2019, a soma com a venda do medicamento era de apenas 2,2 milhões.

Cloroquina

A EMS também produz a hidroxicloroquina, principal componente do tal ‘kit covid’.  Com a venda do medicamento. a empresa faturou 20,9 milhões de reais em 2020, segundo informou à CPI.

Neste ano, a farmacêutica já embolsou mais de 11 milhões com o comprimido e projeta outros 19,2 milhões no segundo semestre.

Bolsonaro apostou tão alto no chamado ‘kit Covid’ que ordenou que o Laboratório do Exército Brasileiro produzisse o medicamento em larga escala. Ao todo, foram 3,2 milhões de comprimidos feitos pelos militares. O país ainda recebeu uma doação de 3 milhões de comprimidos dos Estados Unidos, governado por Donald Trump na ocasião.

Diferentemente das vacinas, os insumos para a produção do remédio em solo nacional foram negociados em tempo recorde pelo governo. Documentos obtidos pela CPI da Covid mostram que os e-mails trocados entre o governo brasileiro e a diplomacia da Índia aconteceram de forma acelerada. Algumas mensagens foram respondidas em apenas 15 minutos pela diplomacia brasileira, outras à noite e algumas no fim de semana.

A azitromicina é outro remédio que faz parte do kit. A azitromicina é outro remédio que faz parte do kit. O comprimido também não é eficaz contra a doença, ainda assim somou 46,2 milhões de reais aos cofres da EMS no ano passado.

Contrariando recomendações

A divulgação e uso do ‘kit Covid’ pelo governo federal de Jair Bolsonaro contraria recomendações científicas do mundo todo. Dezenas de pesquisas já comprovaram que o chamado tratamento precoce não funciona e ainda pode trazer outras complicações ao paciente.

O uso do kit, porém, segue sendo alardeado pelo governo. A postura de Bolsonaro e sua equipe estão sendo investigadas pela CPI.

Fonte: Carta Capital.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário