jun
16
2021

BRASIL – Anvisa autoriza importação excepcional da Sputnik V por mais 7 estados, também com restrições

A Anvisa concedeu autorização, nesta terça-feira (15) — por meio do Circuito Deliberativo nº 539/2021 — para a importação excepcional da vacina Sputnik V pelos estados do Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá, Paraíba e Goiás.

Assim como deliberado no dia 4 de junho, na 9ª Reunião Extraordinária Pública da Diretoria Colegiada, a importação aprovada nesta terça-feira também deverá ser realizada sob condições controladas. O órgão estabeleceu as mesmas responsabilidades e condicionantes aos requerentes.

AS PRINCIPAIS CONDIÇÕES PREVEEM:

  • A vacina deverá ser utilizada apenas na imunização de indivíduos adultos saudáveis;
  • Todos os lotes das vacinas importados somente poderão ser destinados ao uso após liberação pelo INCQS; a Anvisa receberá relatórios periódicos de avaliação benefício-risco da vacina; a vacina deverá ser utilizada em condições controladas com condução de estudo de efetividade, com delineamento acordado com a Anvisa e executado conforme Boas Práticas Clínicas;
  • A Anvisa poderá, a qualquer momento, suspender a importação, distribuição e uso das vacinas importadas; dentre outros aspectos destacados no Voto do relator.

Na nova deliberação, também foram autorizados quantitativos reduzidos de doses a serem importadas para vacinação de 1% da população de cada um dos estados, o que permitirá o adequado monitoramento e ação imediata da Agência, caso necessário:

DOSES LIBERADAS POR ESTADO

Rio Grande do Norte – 71.000 doses
Mato Grosso – 71.000 doses
Rondônia – 36.000 doses
Pará – 174.000 doses
Amapá – 17.000 doses
Paraíba – 81.000 doses
Goiás – 142.000 doses

DOSES LIBERADAS ANTERIORMENTE PELA ANVISA

  • Bahia – 300 mil doses
  • Pernambuco – 192 mil doses
  • Ceará – 183 mil doses
  • Maranhão – 141 mil doses
  • Piauí – 66 mil doses
  • Sergipe – 46 mil doses

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário