maio
11
2021

CEARÁ – VACINAÇÃO: Após recomendação, Sobral suspende vacinação da AstraZeneca/Fiocruz para gestantes.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. A orientação está em nota técnica emitida pela agência. Cerca de 22 estados alteraram a vacinação deste grupo contra a Covid.

As cidades de Sobral e Pindoretama, no interior do Ceará, suspenderam a vacinação de gestantes com comorbidades nesta terça-feira (11), após a recomendação. Já a cidade de Cariré, adiou a vacinação desse público, prevista para começar nesta terça. As gestantes fazem parte da 3ª fase da vacinação contra Covid-19 no Estado. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) aguarda a nota oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

Já em Fortaleza, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a nova recomendação não vai impactar o esquema de vacinação das gestantes na cidade, já que esse grupo recebe os imunizantes da Pfizer, que é aplicada somente na Capital, por questões de logística no transporte e armazenamento.

Recomendação

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.

A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário