abr
22
2021

SOBRAL – Ruas de Sobral, no CE, ganham faixas de pedestre nas cores do arco-íris em apoio à luta contra a discriminação de gênero.

Duas ruas da cidade de Sobral, no interior do Ceará, ganharam nesta quarta-feira (21) faixas de pedestre nas cores do arco-íris, símbolo da causa LGBTQI+. Localizadas no cruzamento da Avenida Dom José e a Rua Deolindo Barreto, no Centro, as faixas foram confeccionadas em parceria com o projeto “Pare, pense e passe com amor” e tem o objetivo de apoiar a luta contra a discriminação de gênero.

A pintura das faixas temáticas foi realizada por meio das secretarias da Infraestrutura e do Trânsito e Transporte (Setran) e o projeto foi elaborado pela direção criativa de uma marca de roupas, em parceria com o grupo Mães pela Diversidade.

O titular da Setran, Kaio Dutra, explica que a prefeitura tem autonomia para fazer intervenções nas ruas, desde que não atrapalhe o trânsito. “No caso das duas faixas temáticas elas estão em ruas que possuem sinalização vertical e foi pintada uma faixa branca, a faixa de retenção, que indica a parada do condutor”, disse

Ainda conforme Kaio, as faixas temáticas não podem ser enquadradas como faixas de pedestre. “Se o condutor parar em cima dela não pode ser multado, segundo as leis de trânsito. Porém, para que ela seja respeitada, a gente conta com a premissa de que o pedestre tem a prioridade no trânsito”, destaca.

O prefeito da cidade, Ivo Gomes, se manifestou no Twitter sobre as faixas temáticas. “Sobral de todas as cores. Os bolsominions piram”, escreveu o gestor municipal, acompanhado de emojis de corações coloridos.

Conforme a proprietária da marca, Rhasny Roque, a ação busca trazer uma reflexão sobre o papel dos LGBTQIA+ perante a sociedade. “A ação não muda a realidade dos LGBTQIA+, mas busca trazer uma reflexão sobre o nosso papel perante a sociedade. Nosso desejo é viver em uma sociedade mais justa, igualitária e sem nenhuma forma de violência e preconceito. Estamos muito orgulhosos e felizes em ver esse projeto ganhar forma”, disse.

Para o secretário do Trânsito e Transporte, Kaio Dutra, o projeto além de tornar a cidade mais bonita, também reforça que políticas públicas dessa natureza são necessárias para dar visibilidade à luta contra todo tipo de preconceito.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário