abr
11
2021

CEARÁ – Camilo anuncia volta gradual de atividades no comércio, escolas de ensino infantil e igrejas; Confira decreto na íntegra

O governador Camilo Santana (PT) anunciou, no início da tarde deste sábado (10), que o isolamento social será mantido, mas as regras começam a ser flexibilizadas, permitindo, assim, que alguns serviços e comércios não essenciais, passem a retornar suas atividades com algumas restrições. A decisão foi tomada após reuniões virtuais de comitê formado por profissionais de Saúde, presidentes do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativa, representantes de Ministério Público Estadual, Federal e do Trabalho, e da Prefeitura de Fortaleza, realizadas tanto na sexta-feira (9), quanto neste sábado.

MUDANÇAS

O Isolamento Social Rígido continuará vigente aos fins de semana. E haverá toque de recolher diariamente, das 20h às 5 horas. Entre as medidas anunciadas estão:

– Escolas autorizadas a funcionar, com até 35% da capacidade, para Educação Infantil (4 e 5 anos) e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental;

– Igrejas autorizadas para atividades presenciais com 10% da capacidade;

– Atividades comerciais detalhadas no texto do decreto no Diário Oficial do Estado poderão funcionar com até 25% da capacidade, em horários diferenciados, das 10h às 16h ou das 12h às 18h. Dentre elas: comércio de rua (10h às 16h) e shopping (12h às 18h), restaurantes de rua (10h às 16h) e de shopping (12h às 18h);

 Espaços públicos permanecerão fechados.

 Áreas de lazer de condomínios continuam proibidas de serem utilizadas.

O objetivo é reduzir a pressão sobre o sistema público de transporte e, assim, evitar aglomerações e transmissão do vírus. O retorno gradual de atividades em escolas do ensino infantil, comércio e igrejas encerra a fase de regras mais duras, denominada de lokcdown, no enfrentamento à pandemia no Ceará.

ESPERA DA VACINA. DINHEIRO EM CAIXA

Durante o pronunciamento, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Cabeto, falou sobre o esforço do Governo do Estado para ampliar o número de leitos destinados a pessoas infectadas pelo coronavírus e destacou que, somente com a vacinação, o quadro sanitário de crise será superado.

Ao ressaltar as ações implantadas nas áreas sanitária, social e econômica, o governador Camilo Santana afirmou que espera autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para utilização da vacina Sputinik-V. O governador ressaltou que, caso necessário, os governadores que compraram as doses, se unirão em medidas judiciais para que a vacina possa ser utilizada em caráter de urgência na população.

O Ceará faz parte do consórcio dos governadores do Nordeste que adquiriu 37 milhões de doses do imunizante que é produzido na Rússia. O Governo do Estado negociou a compra de 5 milhões, 870 mil doses da vacina. Ao chegarem ao Brasil, as doses da vacina entram no Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde para, em seguida, serem distribuídas ao Estado.

Confira abaixo o decreto na íntegra, publicado neste sábado, no Diário oficial do Estado.

Fonte: Ceará Agora

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos