abr
19
2021

BRASIL – Vacina Sputnik V tem efetividade de 97,6% contra a Covid-19, aponta estudo

A vacina Sputnik V mostrou efetividade de 97,6% contra a Covid-19. O resultado foi obtido a partir da análise de 3,8 milhões de pessoas por cientistas do Instituto Gamaleya de Moscou. As informações são do O Globo.

O comunicado foi dado por um dos principais desenvolvedores do imunizante, o cientista russo Denis Logunov, durante uma apresentação para a Academia Russa de Ciências.

O Ceará pretende importar 5,8 milhões de doses da vacina russa Sputnik V, fabricada pelo Instituto Gamaleya.
Para a análise, explicou, eles utilizaram um banco de dados dos vacinados com as duas doses. A partir das informações coletadas, calcularam a taxa de efetividade no mundo real. 

A taxa identificada é superior à eficácia de 91,6% apontada por ensaio clínico em grande escala da Sputnik V, que foi publicado pela revista científica Lancet no início deste ano.

A diferença entre as análises é que a eficácia demonstra o desempenho dentro de um ensaio clínico. Já a efetividade retrata o desempenho em condições reais durante o uso.

Segundo o Instituto Gamaleya e o Fundo de Investimento Direto Russo, responsáveis pelo financiamento do desenvolvimento do imunizante, esses novos dados serão publicados em uma revista científica revisada por pares já no próximo mês.

Fonte: Diário do Nordeste.

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário