fev
13
2021

CEARÁ – Ministério Público reprova as contas de campanha do Prefeito eleito de Coreaú

O Ministério Público Eleitoral, representado pelo promotor eleitoral Irapuan da Silvia Dionísio Júnior, reprovou as contas de campanha do Prefeito de Coreaú, Edézio Sitonio (PDT), nas eleições de 2020. O relatório de diligências apontou irregularidades na prestação de contas do candidato como o recebimento de recursos de origem não identificada, referente ao gasto de um serviço de impulsionamento da empresa Facebook. Segundo o Ministério Público Eleitoral, o gestor municipal praticou o crime de “Caixa 2”.

O Ministério Público Eleitoral entendeu que as irregularidades apontadas pela unidade técnica responsável pelo exame das contas são suficientes para a rejeição das contas, por representarem vícios graves e insanáveis, que contrariam os dispositivos centrais da Lei n.º 9.504/97, referentes a movimentação financeira da campanha e à correspondente prestação de contas de campanha, bem como da Resolução TSE n.º 23.607/2019. Com vista nos autos, as contas do candidato merecem ser desaprovadas.

Ainda de acordo com o órgão, mesmo depois de notificado, o Prefeito de Coreaú, Edézio Sitonio, não conseguiu reunir esclarecimentos e documentos suficientes para esclarecer as irregularidades. “A irregularidade é grave, pois impede a verificação das fontes de financiamento de campanha, pois ao movimentar recursos financeiros que não transitaram pela conta corrente, o candidato descumpre expressa previsão legal e incorre no odioso “caixa 2”, prática insanável que compromete a rigidez da prestação de contas”.

Fonte: CN7

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos