jan
10
2021

CEARÁ – ‘Profetas da chuva’ nos Inhamuns indicam boas chuvas para o Ceará a partir de fevereiro

Janeiro é o segundo mês de pré-estação que antecede a quadra chuvosa no Ceará (fevereiro a maio) e, nesse período, os agricultores conhecidos por” profetas da chuva” se reúnem para apresentar as suas previsões colhidas a partir dos sinais da natureza observados nos últimos três meses. Para este ano, a maioria aponta que as chuvas serão boas e se intensificarão a partir de março.

Na noite desta sexta-feira (8), de forma online, ocorreu o V Encontro dos Profetas da Chuva dos Inhamuns, que reuniu cinco agricultores – observadores da natureza, oriundos de Boa Viagem, Crateús, Tauá e Quixeramobim.

Morador de Tauá, o profeta Valderez de Lima disse que a quadra chuvosa que se aproxima será “boa e segura a partir de março e favorável para a agricultura”. Há 62 anos, que ele se baseia na Estrela D’Alva.

José Roberto é agricultor e mora na comunidade Lustal, na zona rural de Tauá e espera para este ano “muitas chuvas, um grande inverno”.

De olho na floração da caatinga, em particular da cajazeira, Everardo de Lemos, também de Tauá, prevê um “inverno bom, mas tardio”. Ele contou que após quatro anos, “a floração neste ano saiu toda por igual e isso é um de um sinal de que teremos um bom inverno”.

Fonte: G1. CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário

Hora certa

Curta nossa página

Parceiros do Blog


Psicóloga

Dr. Nathaniel Santos
Instagram.

Tel: (88) 3611-4536

A voz de Sobral em Brasília

Deputado Federal Moses Rodrigues

Hora da Notícia

Forronejo na Fm Paraíso

Fale conosco

Câmara Municipal

Veja posts mais antigos