11
2021
CEARÁ – FUTEBOL: Floresta segura pressão do América/RN e consegue acesso à Série C do Brasileirão.
São apenas cinco anos de profissionalismo. Mas o Floresta carrega uma história de 66 anos como filho prodígio da Vila Manoel Sátiro, em Fortaleza. Ao longo das últimas temporadas, recebeu grandes investimentos, cresceu e ontem deu o maior passo de sua existência: conseguiu alcançar o primeiro acesso em uma divisão nacional. Com o empate, pelo placar de 1 a 1, na Arena das Dunas, diante do América/RN, o Verdão chegou ao desejado acesso para a Série C.
O ex-time apenas de categorias de base completou uma série de sete jogos sem derrotas. Na Série D, foram 20 jogos até aqui, com nove vitórias, nove empates e apenas duas derrotas. Ontem, mais uma vez soube neutralizar o rival mais tradicional da 4ª Divisão.
Tática que deu certo
A proposta clara do Lobo foi prejudicar a criação do adversário desde o início. A equipe de Leston Júnior se mostrou intransponível na maior parte da 1ª etapa. Teve sucesso no desafio de conter a variação de passes do meio-campo americano.
Com a cobertura de Deysinho pelo lado esquerdo, o time cearense montou, em diversos momentos, uma linha defensiva com cinco atletas. Logo à frente, mais quatro homens. Essa “barreira” trouxe muitas dificuldades para o América/RN, que passou a tentar arriscar de longe.
A equipe potiguar só conseguiu ter êxito quando o Floresta cochilou na bola parada. Wallace Pernambucano subiu livre após cobrança de escanteio de Romarinho: 1 a 0.
O gol na reta final do 1º tempo deu uma nova vida ao confronto. Com a vantagem reduzida, o Verdão da Vila buscou ter mais a posse da bola.
Mesmo pressionado, no momento mais dramático do duelo, o Floresta conseguiu decretar o empate. O zagueiro Alisson cabeceou no travessão, e na sobra, Núbio Flávio empurrou para as redes. Gol que garantiu o tão sonhado acesso à Série C.
A missão agora do Floresta é buscar o 3º título cearense na Série D do Brasileiro. Guarany de Sobral e Ferroviário já alcançaram esse mérito. O adversário do Verdão na semifinal será o Novorizontino/SP.
Diário do Nordeste.