jan
27
2021

CEARÁ – Cidades do Ceará têm tremores de terra de magnitude 1,6

As cidades de Chorozinho e Paramoti, no Ceará, tiveram abalos sísmicos de baixa magnitude entre a noite de terça-feira (26) e manhã desta quarta-feira (27). De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira, os tremores de terra foram captados pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Ceará.

Conforme o laboratório, os tremores atingiram magnitude entre 1,4 e 1,6.

Às 22h50 de terça-feira, um tremor de magnitude 1,6 ocorreu em Chorozinho. Horas depois, à 0h53, outro evento de magnitude 1,5 foi registrado. Às 3h16 a região no entorno da cidade teve um terceiro tremor, de magnitude 1.

Os abalos sísmicos dessa magnitude não são considerados graves e não põem em risco estruturas e pessoas, mas podem ocasionar leves tremores no chão.

Fenômeno frequente

Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica.

As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano.

O mais forte tremor registrado na região ocorreu em Sobral, em 2009, e atingiu a magnitude 4,3. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.

Fonte: G1.CE

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário