jan
22
2021

BRASIL – Com poucas doses, estados restringem público-alvo definido pelo Ministério de Saúde para 1ª etapa da vacinação

Com poucas doses e muita gente na fila para vacinar, alguns estados têm restringido o público que deve receber as primeiras doses da CoronaVac, o único imunizante contra Covid-19 disponível no país até o momento. Em algumas cidades, as autoridades de saúde estão definindo as “prioridades dentro das prioridades”.

A secretaria estadual do Ceará orientou que os municípios façam a divisão das doses segundo o proposto pelo plano nacional. O Ministério da Saúde diz que estados e municípios têm autonomia para distribuição das vacinas, mas recomenda seguir o PNI, porque foi elaborado seguindo estudos populacionais. No momento, o país tem apenas 6 milhões de doses de vacina, o que permitiria imunizar cerca de 2,8 milhões de pessoas — número abaixo do total dos públicos-alvo.

Só a área da saúde tem cerca de 5,9 milhões profissionais no país, o que exigiria quase 12 milhões de doses. Com a primeira remessa da CoronaVac, muitos estados estimam atingir cerca de 30% desse grupo.

(Ceará Agora)

About the Author: Bené Fernandes

Radialista com mais de 25 anos de militância em Sobral(CE), e agora Jornalista Profissional, sob o Registro- 01657 MTb - datado de 23/12/2004. Trabalho atualmente na Rádio Paraíso FM-101,1 Mhz, onde apresento o Programa HORA DA NOTÍCIA - no horário de 11hs ás 13 horas. Nas tardes da Paraíso FM levo alegria de descontração no Programa FORRONEJO de 15hs ás 17 horas. Se ligue com a gente e venha curtir o melhor da informação e do entretenimento musical.

Deixe um comentário